Programa Saúde Animal intensifica as castrações em 2020

Desde o início do ano já aconteceram quatro mutirões de castração, dois para atender a população em geral e dois para auxiliar nos atendimentos das protetoras do município
Publicada em 11/03/2020 às 15:42 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, está realizando um cronograma para agilizar as solicitações de castração de cães e gatos no município. Desde o início do ano, o Programa Saúde Animal já realizou quatro mutirões de castração, dois para atender a população em geral e dois para auxiliar nos atendimentos das protetoras de Cajamar.

Os animais castrados são os que já estavam previamente cadastrados, através do formulário disponível no site da Prefeitura de Cajamar. A iniciativa tem como finalidade diminuir o número de animais itinerantes na cidade, impedindo um crescimento descontrolado e, com isso, prevenir futuros problemas de doenças, garantindo o bem-estar da saúde pública como um todo.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, ao longo do ano haverá dois mutirões para castração mensais, um para atender os animais cadastrados pelos munícipes e um para atender as ações dos protetores.

INSCRIÇÃO

Para se inscrever, o tutor do animal precisa preencher o formulário de castração, disponível no link https://bit.ly/2vlJSCR, e entregar no Departamento de Bem Estar Animal, ou enviar para o e-mail pamela.assis@cajamar.sp.gov.br.

AMBULÂNCIA PET

Além do serviço de castração, a partir de outubro de 2019 o Programa Saúde Animal passou a contar com uma Unidade de Ambulância Pet, que atende os chamados de emergências e encaminham os animais (juntamente com um tutor responsável), para receberem os cuidados necessários em uma clínica veterinária.

UBS ANIMAL

Para aprimorar o serviço de atendimento com os animais no município, a Prefeitura de Cajamar, por meio do Programa Saúde Animal está adaptando um espaço no Centro de Eventos “Boiódromo”, em Jordanésia, onde será inaugurada a primeira Unidade Básica de Saúde Animal de Cajamar.

O ambulatório será inaugurado ainda neste mês de março. Na unidade serão realizadas assistências clínicas de cães e gatos, por meio de atendimento clínico básico ou de média complexidade, com internação parcial para medicação dia, devendo o responsável pelo animal permanecer no local durante todo o período de atendimento.