NOTA OFICIAL: MEDIDAS IMPORTANTES CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

A Prefeitura de Cajamar instituiu um Comitê de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19)
Publicada em 13/03/2020 às 19:58 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Considerando o estado emergencial de saúde pública, em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Prefeitura de Cajamar instituiu um Comitê de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), por meio do Decreto nº 6.221 de 13 de março de 2020, com a finalidade de promover ações emergenciais conjuntas entre os Poderes Executivo, Legislativo, Conselhos Municipais e Sociedade Civil, juntamente com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde para estabelecer estratégias de ações voltadas à detecção, prevenção, tratamento e controle de Infecção Humana pelo novo Coronavírus.

A iniciativa ocorreu em virtude do aumento significativo do número de casos e, sobretudo, no fato de Cajamar ser uma cidade de grande fluxo de pessoas, além disso, no dia 11 de março a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o Coronavírus como pandemia, em razão da propagação de infecções do aparelho respiratório de origem viral, causadas pelo agente COVID-19.

Em Cajamar não há nenhum caso confirmado. Nos últimos dias 1 (um) paciente foi atendido no Hospital Municipal de Cajamar “Enfermeiro Antônio Policarpo de Oliveira” com suspeita do vírus, porém os exames já descartaram a hipótese. Nesta sexta-feira (13), dois pacientes deram entrada no Hospital de Cajamar com febre (um veio da Itália e outro de Londres). Foram coletados exames para análise e, de acordo com o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, os pacientes receberam as orientações pertinentes, incluindo a necessidade de ficarem em isolamento domiciliar até o resultado do exame. Importante ressaltar que quando há suspeita de doença infecto contagiosa todos permaneceram de máscara (equipe e pacientes).

As escolas e repartições públicas da cidade ainda estão funcionando normalmente. Nos próximos dias, o Comitê Municipal de Cajamar irá atualizar as informações para a população, apresentando ações emergenciais com a finalidade da redução e controle da propagação do agente Coronavírus na cidade, inclusive com a possibilidade de a qualquer momento deliberar medidas fundamentais mais efetivas, para garantir que a pandemia não seja propagada em Cajamar.

Qualquer nova informação ou decisão do Comitê de Enfrentamento atualizaremos às mídias sociais da Prefeitura de Cajamar.