Programa Muito + Segurança instala totem de monitoramento em Jordanésia

No total, serão cinco totens e quase 100 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade, para garantir a segurança da população
Publicada em 14/04/2020 às 15:49 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Equipados com 4 câmeras com captação de imagens em 360º graus os totens estão sendo instalados em pontos estratégicos da cidade – Foto: Murilo Soares/Comunicação

Desde o início de 2020, a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, está efetuando a instalação de totens e câmeras de vigilância na cidade. Os equipamentos fazem parte do Programa Muito + Segurança. Uma estrutura de monitoramento por imagens que será acompanhado pela equipe da Guarda Civil Municipal 24 horas por dia.

Nesta segunda-feira (13), aconteceu a instalação do 4º totem em Cajamar. O equipamento ficará localizado na Avenida Jordano Mendes, entre a entrada do pontilhão central e o Supermercado Jordanésia. O sistema consiste em totens de alta tecnologia que estão sendo espalhados em locais estratégicos, nas entradas e saídas da cidade.

Totens são equipados com controle de zoom com aproximadamente 500 metros de alcance e sistema de iluminação noturna – Foto: Murilo Soares/Comunicação

O primeiro totem foi instalado na Avenida Tenente Marques, próximo da divisa de Cajamar com Santana de Parnaíba. Na sequência, outros dois pontos também já receberam o novo equipamento. Um no outro sentido da Avenida Tenente Marques (trevo da Margarida, entrada e saída para São Paulo e Via Anhanguera), e outro no trevo do Guaturinho (entre a Avenida Prefeito Juvenal Ferreira e a José Marques Ribeiro). O próximo totem será instalado no trevo do Parque São Roberto (entre a Avenida Dr. José Leme Maciel e a Rua Cisalpinas).

Nesta primeira etapa, serão cinco totens instalados nos principais pontos de entrada e saída do município. Os totens são equipados por quatro câmeras fixas e quatro com captação de imagens em 360º graus. Possuem controle de zoom com alcance aproximado de 500 metros, sistema de iluminação noturna, e ainda um botão de comunicação entre o cidadão e a Guarda Municipal, que poderá ser acionado a qualquer momento. Ao solicitar o atendimento, outra câmera é acionada para filmar o contato, garantindo total qualidade da comunicação com o GCM que fizer o atendimento.

Os totens estão sendo instalados em pontos estratégicos da cidade – Foto: Murilo Soares/Comunicação

Além da instalação dos totens, quase 100 câmeras foram instaladas em diversos pontos da cidade, para garantir a segurança da população. Todo o acompanhamento será realizado pela Guarda Civil Municipal de Cajamar, por meio da Central de Monitoramento, que funcionará 24 horas por dia, com imagens transmitidas de todo o município.