Prefeitura instala alojamento provisório para pessoas em situação de rua

Ação do Desenvolvimento Social contará com parceria das demais Secretarias Municipais.
Publicada em 17/04/2020 às 19:07 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O alojamento provisório esta localizado no Ginásio de Esportes “Prefeito Manoel Álvares”, em Jordanésia – Foto: Murilo Soares/Comunicação

Em continuidade as ações referentes ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social instalou desde o dia 13 de abril um alojamento provisório no Ginásio de Esportes “Prefeito Manoel Álvares”, localizado em Jordanésia. O intuito será acolher de maneira temporária à população em situação de rua, com aparato de alimentação, higiene e assistência necessária.

Durante o período de acolhimento serão realizadas diversas atividades com os usuários acolhidos, visando promover a garantia de direitos básicos, higiene e o isolamento social.

A ação tem como foco minimizar os riscos de contaminação desta parcela da população que vive em extrema vulnerabilidade social, assim como diminuir igualmente o risco de retransmissão e aumento dos casos no município.

A equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que é responsável pela organização da atividade, destacou a importância das ações articuladas com as demais secretarias do município e com a própria população que incentiva e promove o combate ao coronavírus.

Os acolhidos receberão alimentação apropriada no local.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social, Niedson Silva de Souza Filho, durante o período de acolhimento serão realizadas diversas atividades com os usuários acolhidos, visando promover a garantia de direitos básicos, higiene e o isolamento social adequado neste momento tão difícil para a cidade.

Camas foram instaladas no local para acolher a população durante o período de acolhimento.

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde esteve no local e disponibilizou aos acolhidos diversos atendimentos entre eles teste rápido do Covid-19, HIV, tuberculose, além de consulta médica e psiquiátrica.

Durante este período os acolhidos serão assistidos com diversas ações multidisciplinares a serem promovidas pelos órgãos de Saúde, Defesa Civil, Segurança, Esportes, Fundo Social, dentre outras.