Cães de moradores de rua recebem doação em Cajamar

Durante a ação foram arrecadados 200 quilos de ração.
Publicada em 22/04/2020 às 17:03 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Os cães receberam doações de ração, produtos de higiene animal e itens como cama e brinquedos – Foto: Murilo Soares/Comunicação

Muitas pessoas que vivem nas ruas estão sujeitas a todo tipo de situações. Entre elas, fome, sede, frio, preconceitos e até mesmo agressão física. A maioria se recusa a ir para um abrigo por não ter de abandonar aquele que passa todos os dias ao seu lado, o cachorro. Perante isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, além de abrigar pessoas em situação de rua, passou a acolher também seus animais de estimação.

Arrecadação de 200 quilos de ração no comércio da cidade foi realizada pela médica veterinária, Fernanda Alonso e do secretário de Meio Ambiente, Leandro Arantes – Foto: Murilo Soares/Comunicação

Diante da situação a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Programa Saúde Animal, organizaram uma ação de arrecadação de ração. A solidariedade dos comerciantes foi tanta que os animais foram beneficiados com produtos de higiene animal e itens como cama e brinquedos.

Foram arrecadados 200 quilos de ração – Foto: Murilo Soares/Comunicação

Durante a ação foram arrecadados 200 quilos de ração que foram entregues no alojamento provisório instalado no Ginásio de Esportes “Prefeito Manoel Álvares”, em Jordanésia.

O secretário de Meio Ambiente, Leandro Arantes reforça que a ação é uma medida importante para garantir saúde e proteção a população de risco e aos seus animais. “Estamos passando por um momento muito delicado, e ter a oportunidade de colaborar com o bem estar desses bichinhos e oferecer atendimento em uma situação como essa, não tem preço”.

Os animais passaram por uma avaliação com a médica veterinária, Fernanda Alonso – Foto: Murilo Soares/Comunicação

Além da alimentação garantida os cães que acompanham os seus donos no abrigo passaram por uma avaliação clínica, através de atendimento com a médica veterinária responsável pelo Departamento Municipal de Bem Estar Animal, Fernanda Alonso.

Comedouros e Bebedouros Públicos

Com o objetivo de alimentar cães que vivem em situação de abandono nas ruas, a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, sancionou no dia 09 de abril de 2020 a Lei nº 1.818, aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza a instalação de bebedouros e comedouros em áreas públicas do município.

O intuito é reunir pessoas da população envolvidas com a causa animal, para que possam contribuir com a ação, e assim, diminuir a fome dos animais que estão nas ruas.