Prefeitura de Cajamar faz distribuição de máscaras em filas de agências bancárias e pontos de ônibus

Publicada em 07/05/2020 às 10:22 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Mascaras estão sendo distribuídas nas agências da Caixa, lotéricas e pontos de ônibus – Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

A Prefeitura de Cajamar iniciou nesta quarta-feira (06), a distribuição gratuita de máscaras nas filas de agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas, onde estão acontecendo muitas filas diárias de pessoas que estão indo receber o benefício do auxílio emergencial.

Nesta primeira semana, a distribuição será centralizada nas agências bancárias que são os locais que estão gerando grandes aglomerações e nos terminais de ônibus, onde o uso de proteção facial já é obrigatório. A ação é feita pelos agentes da fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana com o intuito de reforçar a conscientização para que as pessoas se habituem com o uso das máscaras.

Máscaras foram distribuídas gratuitamente em casas lotéricas – Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

Na manhã desta quinta-feira (07), os agentes da prefeitura iniciaram a distribuição de máscaras de proteção nos pontos de ônibus para os passageiros de todo o município. A recomendação do uso, inclusive no transporte coletivo, é uma orientação do Ministério da Saúde, e não substitui outras práticas necessárias, como a higienização frequente das mãos, isolamento social e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Na manhã desta quinta-feira (7), agentes de trânsito distribuíram máscaras para usuários do transporte público – Foto: Divulgação/Departamento de Mobilidade Urbana e Trânsito.o

É importante ressaltar que a máscara é de uso individual, o usuário deve lavar as mãos ou higienizar com álcool em gel antes de colocar. Ela deve cobrir o queixo e nariz e ficar justa ao rosto, sem espaço dos lados, e a maneira correta de retirar é pelas alças laterais.

Transporte Público adotou medidas preventivas e a partir desta quinta-feira (7), o embarque de passageiros só será permitido com uso de máscaras.

Novas medidas preventivas a partir desta quinta-feira (07)

A Prefeitura de Cajamar instituiu um Decreto que determina o uso obrigatório de máscara de proteção facial a partir desta quinta-feira (07). Todas as pessoas que andarem nas ruas e entrarem em locais públicos e estabelecimentos comerciais devem utilizar máscaras.

Uso de máscaras é obrigatório para todas as pessoas que andarem nas ruas e entrarem em locais públicos e estabelecimentos comerciais – Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

Além disso, o Decreto determina novas medidas de segurança para as agências bancárias, visto que é um local que está gerando grandes aglomerações nos últimos dias.

De acordo com as novas recomendações, as agências bancárias e lotéricas deverão realizar diariamente a higienização e desinfecção do local; fazer a distribuição de senhas, ainda que em filas externas; disponibilizar funcionários para organizar as filas fora e dentro das agências, mantendo o distanciamento mínimo de 2,0 metros por demarcação sinalizada no ambiente; disponibilizar álcool em gel nos balcões de atendimento; limitar a utilização por caixa eletrônico durante o expediente bancário; limitar o acesso de pessoas e clientes no interior das agências, considerando o tamanho e capacidade de atendimento do local.

Agentes do Departamento de Fiscalização estão realizando a entrega gratuita de máscaras em todo o município – Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

Essas novas medidas atendem as orientações dos órgãos de Saúde e tem como objetivo principal impedir os riscos de contágio do coronavírus entre as pessoas que frequentarem o local.