Governo de São Paulo antecipa feriado para a próxima segunda-feira (25)

A medida tem como objetivo elevar o índice de isolamento social e viabilizar o achatamento da curva de contágio do coronavírus nos municípios de São Paulo.
Publicada em 22/05/2020 às 12:19 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Imagem: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

O Governo de São Paulo decretou a antecipação do feriado estadual de 9 de julho (Revolução Constitucionalista), para a próxima segunda-feira (25). O projeto de Lei, criado pelo governador João Dória, foi aprovado pelos deputados estaduais e valerá para todos os 645 municípios do Estado de São Paulo.

A medida tem como objetivo elevar o índice de isolamento social, para não ser necessário decretar o lockdown (bloqueio total) em todo o Estado, visto que em São Paulo está concentrada a maioria dos casos confirmados e mortes por Covid-19 no Brasil, e se tornou o epicentro do coronavírus no país.

De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente, durante os feriados e finais de semana, as taxas de isolamento costumam ser maiores, a expectativa de emendar o feriado com o final de semana é de viabilizar o achatamento da curva de contágio do coronavírus nos municípios de São Paulo e alcançar o índice se isolamento considerado ideal para o período de quarentena. A taxa esperada é de 70%.

Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação informa que as aulas remotas, bem como as demais atividades escolares previstas para a próxima segunda-feira (25), estarão suspensas e serão retomadas na próxima terça-feira (26).

A medida foi adotada após o governo estadual anunciar que irá antecipar o feriado de 9 de julho, data de início da Revolução Constitucionalista de 1932, para a próxima segunda-feira 25, como forma de aumentar o índice de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus em todo o Estado.