Use máscaras para proteção, não para transmissão. Ao descartar, jogue no lixo

O uso correto de máscaras de proteção facial ajuda a evitar o contágio do coronavírus, porém, descartar máscaras nas vias públicas de maneira incorreta, provoca o efeito contrário e pode contagiar mais pessoas.
Publicada em 31/05/2020 às 13:00 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Imagem: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

As máscaras de proteção facial, sejam as descartáveis ou as de pano, que estão sendo utilizadas para auxiliar no enfrentamento da pandemia do coronavírus, não devem ser jogadas na rua. Além de sujar a cidade, pode contaminar e colocar em risco a saúde de outras pessoas que tenham contato com o material.

O uso de máscaras passou a ser obrigatório para todas as pessoas que frequentam espaços abertos ao público, incluindo estabelecimentos de atividades essenciais, repartições públicas e transportes coletivo, para evitar a disseminação do coronavírus. No entanto, é muito importante seguir as recomendações, visto que, o descarte incorreto pode provocar justamente o efeito contrário e contagiar mais pessoas.

DESCARTE AS MÁSCARAS NO LIXO

De acordo com as autoridades de saúde, o coronavírus pode resistir de 48 a 72 horas, e o contato com uma máscara infectada pode gerar risco de contaminação. Sendo assim, todas as pessoas, principalmente as que estão com suspeita da doença, devem descartar as máscaras em sacos de lixo bem lacrados, ou com duplo nó, preferencialmente identificados com fitas adesivas como material contaminado.

É importante ressaltar que a máscara é de uso individual e não deve ficar pendurada no pescoço ou braço porque, assim, está suscetível a sujeira. Para manter a eficácia do uso, as mascarás de pano, que são reutilizáveis, precisam ser higienizadas frequentemente e o usuário deve lavar as mãos ou higienizar com álcool em gel antes de colocar. Ela deve cobrir o queixo e nariz e ficar justa ao rosto, sem espaço dos lados, e a maneira correta de retirar é pelas alças laterais.


Mais notícias sobre Coronavírus
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2020/05/31/use-mascaras-para-protecao-nao-para-transmissao-ao-descartar-jogue-no-lixo/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo