Pesquisa de Soroprevalência da Covid- 19 fará a segunda fase de exames em Cajamar e região

O resultado deste estudo permitirá traçar as melhores estratégias de combate à doença na região. Na primeira fase 733 pessoas foram entrevistadas e a próxima etapa será realizada nos dias 02 e 03 de julho.
Publicada em 02/07/2020 às 12:57 | Departamento de Comunicação e Imprensa

O município de Cajamar está participando da Pesquisa de Soroprevalência da Covid- 19, junto com as cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery, o Cimbaju (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã). A pesquisa está sendo realizada pela UNISANTOS e tem como objetivo identificar o avanço do contágio do coronavírus nas cidades da região.

A primeira fase dos testes foi realizada entre 18 e 21 de junho. Neste período, 733 pessoas foram entrevistadas e, deste total, 30 pessoas estavam infectadas, sendo 5 em Caieiras; 2 em Cajamar; 9 em Francisco Morato; 11 em Franco da Rocha e 3 em Mairiporã, totalizando 4,1% de positivados dentro da amostragem. De acordo com a projeção do relatório desenvolvido pela universidade, o número de infectados seria de 1 pessoa para cada 24 habitantes, indicando que há cerca de 25 mil indivíduos com anticorpos para Covid-19 dentre os 608.783 mil habitantes da região.

A próxima a etapa de exames será realizada nos dias 02 e 03 de julho, pela equipe de saúde das cidades participantes da pesquisa. A metodologia utilizada para a realização do estudo é determinada por meio de sorteio eletrônico e, em cada domicílio, um morador é submetido a testes rápidos para a detecção do vírus. Os participantes também respondem a um questionário para informar condições socioeconômicas, possíveis sintomas de gripe e se aderem às medidas de prevenção, como uso de máscara e isolamento social.

A pesquisa será feita em 4 fases, realizadas com intervalos quinzenais, para analisar a evolução da prevalência de infectados na região, em um período de 45 dias. Com o resultado final, será possível mensurar a letalidade da Covid-19 na região, identificar a quantidade de pessoas que tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, além de estimar o número de assintomáticos.


Mais notícias sobre CoronavírusSaúde em CasaSecretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2020/07/02/pesquisa-de-soroprevalencia-da-covid-19-fara-a-segunda-fase-de-exames-em-cajamar-e-regiao/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo