Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar. Os equipamentos não emitem multas

A iniciativa faz parte do Programa Muito + Segurança e tem como objetivo ampliar a qualidade de vigilância para reforçar a segurança no município.
Publicada em 08/07/2020 às 18:00 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O controle é realizado através do uso de câmeras de vigilância instaladas em diversos pontos da cidade, com objetivo de inibir atos ilícitos e identificações por onde tais veículos circulam. – Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

Seguindo a proposta de elevar a qualidade da segurança, a Prefeitura de Cajamar, através da Secretaria de Segurança Urbana, iniciou a implantação do Sistema Detecta, com a instalação de câmeras de segurança integrada, que tem como objetivo ampliar a qualidade de vigilância para inibir a criminalidade no município.

O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública. O controle é realizado através do uso de câmeras de vigilância instaladas em diversos pontos da cidade, com objetivo de inibir atos ilícitos e identificações por onde tais veículos circulam. Trata-se de um equipamento voltado para Segurança Pública e não tem como função a emissão de multas.

As informações do sistema são enviadas diretamente para o Centro de Controle Operacional (CCO) de Cajamar, que realiza a leitura de placas de veículos, na entrada e saída do município. Quando um veículo que foi envolvido em alguma ocorrência ilícita passar diante das câmeras do Sistema Detecta, de imediato é emitido um alerta para a central, como a existência de registro de roubo/furto, entre outros crimes, localizados no histórico de ocorrências, através dos dados da placa.

Ação faz parte do Programa Muito + Segurança

O Programa Muito + Segurança tem como foco combater à criminalidade e elevar a qualidade de segurança, por meio do sistema de videomonitoramento, através de câmeras de vigilância e totens piloto, instalados em pontos estratégicos do município.

Os equipamentos estão sendo instalados desde o início de 2020. O sistema já conta com mais de 100 câmeras em diversos pontos da cidade e ainda 5 totens de segurança que funciona 24 horas, enviando imagens para o banco de dados da Centro de Controle Operacional (CCO), localizada na Secretaria de Segurança Urbana.