Cajamar é a 3ª cidade com melhor desempenho no enfrentamento do COVID-19 na Região Metropolitana

De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Votorantim, Cajamar é a terceira cidade da grande São Paulo e a primeira da região com menor índice de contágio e mais condições de tratamento médico para a população.
Publicada em 16/07/2020 às 16:05 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O estudo reuniu dados do IBGE, SUS, CNES e da ANSS com base em cinco pilares: população vulnerável, economia local, estrutura e organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração municipal. Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

O Instituto Votorantim elaborou um estudo para identificar o Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), composto por indicativos que medem a vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19.

De acordo com a pesquisa realizada, Cajamar é a terceira cidade da Grande São Paulo e a primeira da região que está menos vulnerável ao coronavírus. Os dados obtidos apontam que o município é um dos que tem o menor índice de contágio e mais condições de tratamento médico para a população.

Os indicadores estabelecem uma pontuação para cada critério de contenção do vírus, que vão do isolamento social à capacidade de atendimento médico do município. As cidades receberam nota de zero a cem e, quanto maior a nota, pior a pontuação de cada local.

A análise do instituto Votorantim apontou a cidade de Biritiba Mirim com a maior exposição ao coronavírus na Grande São Paulo, com 63,79 de pontuação, e a cidade de São Bernardo do Campo como a menos vulnerável, com 30,06. Cajamar está em terceiro lugar com 39,18, ficando à frente da Capital de São Paulo, com 41,17.

O estudo reuniu dados do IBGE, SUS, CNES e da ANSS com base em cinco pilares: população vulnerável, economia local, estrutura e organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração municipal. Confira a lista das dez cidades com menor índice de vulnerabilidade da Grande São Paulo, de acordo com o Instituto:

1) São Bernardo do Campo: 30,06
2) São Caetano do Sul: 38,61