Cajamar participa da terceira fase da Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19

O estudo foi dividido em quatro fases, com o objetivo de identificar o avanço do contágio do coronavírus nas cidades da região e traçar melhores estratégias de combate à doença.
Publicada em 17/07/2020 às 14:23 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O estudo está sendo realizado pela UNISANTOS entre os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery, o Cimbaju (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã). Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

A Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19 iniciou a terceira fase de testes em Cajamar e região. O estudo está sendo realizado pela UNISANTOS entre os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery, o Cimbaju (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã), com o objetivo identificar o avanço do contágio do coronavírus nas cidades da região.

A análise teve início no mês de junho e será feira em quatro fases, com intervalos quinzenais, para analisar a evolução da prevalência de infectados na região, em um período de 45 dias. Esta terceira etapa será realizada até sábado (18) e os testes são feitos com o auxílio da equipe de saúde das cidades participantes da pesquisa.

A metodologia utilizada para a realização do estudo é determinada por meio de sorteio eletrônico e, em cada domicílio, um morador é submetido a testes rápidos para a detecção do vírus. Os participantes também respondem a um questionário para informar condições socioeconômicas, possíveis sintomas de gripe e se aderem às medidas de prevenção, como uso de máscara e isolamento social.

O resultado deste estudo permitirá traçar melhores estratégias de combate à doença, além de mensurar a letalidade da Covid-19 na região, identificar a quantidade de pessoas que tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, e estimar o número de assintomáticos.