Vacinação Antirrábica: Ministério da Saúde suspende o envio de lotes para campanha de 2020

As doses esperadas este ano não foram repassadas para os municípios, incluindo Cajamar, e ainda não há previsão de entrega.
Publicada em 07/08/2020 às 18:08 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Segundo a Divisão Municipal de Zoonoses, as doses que deveriam ser entregues pelo Ministério da Saúde este ano não foram repassadas para os municípios, incluindo Cajamar, e ainda não há previsão de entrega. Foto: Divulgação

A campanha de vacinação antirrábica 2020 do estado de São Paulo foi suspensa em razão da pandemia do coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses informa que a decisão foi definida pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo-CIB/SP, com o objetivo de evitar possíveis aglomerações durante a campanha.

Tradicionalmente, a campanha de vacinação contra raiva animal costuma ser realizada no mês de agosto, para cães e gatos com idade acima de três meses. No entanto, segundo a Divisão Municipal de Zoonoses, as doses que deveriam ser entregues pelo Ministério da Saúde este ano não foram repassadas para os municípios, incluindo Cajamar, e ainda não há previsão de entrega.

Com a falta de repasse, muitas cidades do estado de São Paulo estão em baixa com o estoque necessário das imunizações, e Cajamar também tem sentido esse reflexo. Enquanto a situação não é definida, é recomendado para os donos dos animais que os mantenham em casa e os monitorem para que não peguem nenhuma doença.