Prefeitura intensifica ações para combater queimadas neste período de estiagem

Nos últimos dias, os agentes da Defesa Civil estão atendendo os chamados e reforçando o combate e fiscalização em todo o município, afim de reduzir o número de ocorrências.
Publicada em 09/08/2020 às 16:45 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Cajamar, através da parceria entre a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Ambiental intensificou nos últimos dias as ações de combate às queimadas, que aumentou de maneira considerável neste período. As equipes estão agilizando os atendimentos para localizar e controlar os focos de incêndio.

Neste final de semana, os agentes da Defesa Civil estão atendendo os chamados e reforçando a fiscalização em todo o município, afim de reduzir o número de ocorrências, visto que, o tempo seco, entre os meses de junho e setembro, intensifica a propagação de focos de incêndio na vegetação causando um aumento significativo de casos, principalmente em margens de rodovias.

Diante dessa situação, o chefe da Defesa Civil, Sidinei Marques Barboza, orienta sobre ações preventivas que podem ser adotadas pela população. “Existem algumas recomendações que devemos tornar como hábito, principalmente durante este período de inverno, que o tempo fica ainda mais seco. É importante não descartar bitucas de cigarro no chão, não soltar balões, não fazer fogueiras próximas à vegetação e não queimar móveis ou lixo em áreas de vegetação”, alerta.

Todas essas ações evitam queimadas e protegem o meio ambiente. É importante ressaltar que colocar fogo em terrenos, mesmo sendo propriedade particular, é crime. A população pode contribuir denunciando quem comete essa infração, que prejudica toda a cidade. Para acionar as equipes da Defesa Civil a população deve ligar para o número (11) 4447-1130.