Secretaria de Saúde divulga balanço da pesquisa de busca ativa de anticorpos para Sars-Cov-2

Foram feitas 1015 testagens em pessoas de ambos os sexos e todas as faixa-etárias que estavam presentes em feiras-livres e centros comerciais de Cajamar.
Publicada em 12/08/2020 às 11:26 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Para desenvolver o estudo, foram feitos testes rápidos nas pessoas que estavam presentes em feiras-livres e centros comerciais do município. Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

Entre os dias 21 a 27 de julho, a Secretaria Municipal de Cajamar realizou uma pesquisa de busca ativa para identificar os munícipes com presença de anticorpos para Sars-Cov-2, o vírus que causa o coronavírus. Para desenvolver o estudo, foram feitos testes rápidos nas pessoas que estavam presentes em feiras-livres e centros comerciais do município.

O estudo transversal e intervencional teve por objetivo realizar o diagnóstico precoce de pessoas sem sintomas ou com poucos sintomas. Foram utilizados questionários para coleta de informações e realizados testes-rápidos sorológicos, que estão em fase de análise estatística. Foram feitas 1015 testagens em pessoas de ambos os sexos e todas as faixas-etárias, das quais, 50 (4%) tiveram resultado positivo.

A população testada apresentou distribuição heterogênea, sendo 55% mulheres e 45% homens, de zero a 86 anos e todas as classes sociais. Em torno de 24% dos testes foram feitos em pessoas com alguma vulnerabilidade social. Na pesquisa identificou-se que 65% da população que apresentou sintomas de Covid-19 permaneceu em média de 13 dias em isolamento social, seguindo as recomendações das unidades de saúde. Da população pesquisada, apenas 4% das famílias não tomaram nenhuma medida de proteção contra a pandemia e 95% das pessoas estavam usando máscaras de forma correta.

Durante a realização dos testes, a equipe de saúde esclareceu as principais dúvidas em relação à doença para os munícipes, com orientações preventivas. Na ocasião, também foram distribuídas máscaras de proteção facial para a população.