Guarda Civil Ambiental resgata animais silvestres em risco por toda cidade

Somente em novembro foram realizados mais de dez resgates de animais silvestres em várias regiões da cidade.
Publicada em 30/11/2020 às 15:01 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Capivara foi resgatada dentro de uma residência na rua Vicente Paula da Costa, no bairro Altos de Jordanésia. Foto: Divulgação/Guarda Municipal Ambiental

A Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Cajamar divulgou nesta semana um balanço de ocorrências realizadas nos últimos dias.

Entre os bichos resgatados há corujas, filhotes de cachorro do mato, filhote de gavião, filhotes de pássaros (andorinhas), uma ave da espécie pica-pau e até uma capivara.

A equipe encaminha os animais capturados para o Centro de Manejo e Conservação de Animais (CeMaCa), no Parque Anhanguera, em Perus. Neste local os animais capturados recebem atendimentos médicos de veterinários e biólogos e, ao se recuperarem, passam por quarentena e readaptação para serem inseridos novamente em seus habitats naturais.

A Inspetoria conta com guardas civis que atendem ocorrências em todo o município de Cajamar, sendo que o maior índice de resgate de animais silvestres se concentra na zona rural da cidade.

Segundo o inspetor de Divisão Ambiental, Valdeci Furquim, os guardas civis passam por treinamento específico para desempenhar bem suas funções. “O resgate dos animais se diferencia de espécie para espécie. Por exemplo, para o resgate de uma serpente, principalmente se for peçonhenta, é necessário muito cuidado e atenção por causa do risco de acidente, ou seja, de levar uma picada”, esclarece.

O Patrulhamento Ambiental atua em defesa do meio ambiente e no combate a crimes contra a fauna silvestre, como captura ilegal, venda ou guarda de espécies na natureza, além de casos de maus-tratos. Atua também no resgate de animais silvestres encontrados na área urbana e sua devolução ao verdadeiro habitat.

Apreensão

Durante fiscalização contra crimes ambientais e pesca ilegal realizada em zona rural de Cajamar, os agentes da Guarda Ambiental apreenderam nesta quinta-feira (26) uma tarrafa e outros equipamentos de pesca irregulares. Os responsáveis não foram encontrados e o material foi recolhido do local.

Guarda Ambiental realizou apreensão de uma tarrafa e outros equipamentos de pesca irregulares no bairro rural do Vau Novo em Cajamar.

Investimentos

A Guarda Civil Municipal Ambiental de Cajamar ganhou um grande suporte para desenvolver seu trabalho no dia a dia. O secretário de Meio Ambiente, Leandro Arantes, entregou uma série de equipamentos de proteção individual, transporte e captura de animais no início deste mês.

O secretário de Segurança Pública, Edmilson Padovani, recebeu o kit de materiais, que é composto por três ganchos para captura de serpentes, dois pinções para captura de mamíferos e redes de arremesso, entre outros.

Para Padovani, a doação é parte do trabalho em conjunto entre as diversas pastas da administração municipal. “A parceria entre as secretarias é uma diretriz na nova gestão que visa fortalecer vínculos e, com isso, prestar melhores serviços à população”, explica.

Serviço

Solicitações e denúncias podem ser feitas à Central de Atendimento da GCM, pelos telefones 153 e 4408-0227.