Campanha Fique Sabendo oferece testagem para detecção do vírus HIV nas unidades de saúde

Em Cajamar, as equipes das unidades de saúde receberam um treinamento e kits de testagem que serão realizados no mês de dezembro.
Publicada em 08/12/2020 às 14:52 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Os exames podem ser realizados nas dez Unidades de Saúde (UBSs e USFs) disponíveis em todo o município. Foto: Secretaria Municipal de Modernização e Comunicação.

O Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais está promovendo a Campanha Fique Sabendo, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que foi comemorado em 1º de dezembro.

A campanha é uma mobilização estadual promovida há 13 anos para intensificar a realização de testes e exames para detecção do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana). Também tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da realização dos exames e do diagnóstico precoce.

Em 2020, a pandemia de Covid-19 tem causado forte impacto na oferta de testagem do HIV e da sífilis. “A Campanha Fique Sabendo visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico e vincular o portador do HIV à unidade de referência para início imediato do tratamento”, explica a enfermeira Luíza Souza do Departamento de Apoio a Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar.

Os exames podem ser realizados nas dez Unidades de Saúde (UBSs e USFs) disponíveis em todo o município. Em todos os locais, são obedecidas as normas sanitárias de distanciamento, uso de equipamentos de proteção e desenvolvidas ações para evitar aglomerações de pessoas, garantindo proteção aos usuários e profissionais.

De acordo com os dados fornecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Cajamar (CTA), as equipes das unidades de saúde do município receberam um treinamento e kits de testagem que serão realizados no mês de dezembro. Em 2019, foram diagnosticados quatro novos casos de HIV no município, conforme dados do CTA, sendo três no sexo masculino e uma pessoa no sexo feminino. Ainda de acordo com a unidade o município realiza o tratamento de 145 pessoas, sendo que no ano de 2020 foram registrados em Cajamar, 15 novos casos de pessoas contaminadas pelo HIV.

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Cajamar fica localizado na rua Pedro Binatto, 178, Jardim Nova Jordanésia, e o telefone para informações é 4498-0001.

Programação de testagem e conscientização

Em todas as unidades básicas de saúde do município serão ofertadas a população a testagem de HIV/Sífilis e Hepatites virais durante o mês de dezembro. Confira a programação:

Dia 09 de Dezembro – Ponunduva
Ação na subprefeitura do Ponunduva com a realização de testes rápidos para DST’s e orientações sobre contagio e prevenção;

Dia 10 de setembro – USF Cajamar Centro
Realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. Acolhimento, orientações sobre contágio e prevenção de DST’s, incluindo o serviço de psicologia;

Dia 10 de setembro – Unidade Básica de Saúde do Polvilho
Realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, acolhimento, orientações sobre contágio e prevenção de DST’s;

Dia 10 de setembro – Unidade de Saúde da Família – Belo Planalto
Realização de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites, acolhimento, orientações sobre contágio e prevenção de DST’s;

Dia 15 de dezembro – EMEB Josué Moreira Sena – Lago Azul
Realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, acolhimento, orientações sobre contágios e prevenção de DST’s;

Dia 16 de dezembro – Unidade de Saúde São Benedito
Realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, palestras sobre contágio e prevenção de DST’s;

Dia 18 de dezembro – Posto de Gasolina do bairro do Guaturinho, a partir das 9h
Realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais;

UBS Parque São Roberto e USF Parque Paraíso
Durante todo o mês de dezembro as Unidades de Saúde do Parque São Roberto em Jordanésia e Unidade de Saúde da Família no Parque Paraíso realizarão testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites virais, acolhimento, orientações sobre contágio e prevenção de DST’s.