Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (15) testes de HIV no bairro do Lago Azul

Na ação no bairro do Lago Azul, agentes de saúde também irão realizar palestras de pré-aconselhamento, onde serão esclarecidas dúvidas sobre HIV, Hepatite B e C e Sífilis.
Publicada em 14/12/2020 às 18:59 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Uma equipe do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais de Cajamar estará nesta terça-feira (15) na EMEB Josué Moreira Sena, no bairro do Lago Azul, realizando testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Das 9h às 15h, a comunidade poderá fazer a testagem gratuitamente no local, e receber o resultado em 15 minutos. A ação é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Patrícia Haddad, destaca a importância da realização do Teste Rápido, que é gratuito e sigiloso. “Com o objetivo de garantir à população o acesso ao Teste Rápido, realizamos a testagem de maneira descentralizada, no Centro de Testagem e Aconselhamemto (CTA) e em todos os postos de saúde da cidade. Também iremos realizar ações como esta nos bairros, iniciando pelo Lago Azul, levando o serviço para mais perto das comunidades, como forma de sensibilizar e estimular a realização do teste”, disse.

Após a realização do teste, os resultados são divulgados individualmente, e se necessário, o paciente recebe o primeiro aconselhamento no local.

O Teste Rápido do HIV pode ser feito de segunda a sexta-feira, nas onze Unidades de Saúde (UBSs e USFs) disponíveis em todo o município. Em todos os locais, são obedecidas as normas sanitárias de distanciamento, uso de equipamentos de proteção e desenvolvidas ações para evitar aglomerações de pessoas, garantindo proteção aos usuários e profissionais

Campanha Fique Sabendo
EMEB Josué Moreira Sena