Prefeitura lança função no App Cajamar para denúncias de maus-tratos contra animais

O serviço já está disponível e pode ser acessado através do App Cajamar (Aplicativo da Prefeitura de Cajamar).
Publicada em 06/01/2021 às 18:00 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Foto: SECOM

A Prefeitura de Cajamar, através das Secretarias de Meio Ambiente e Modernização e Comunicação, disponibilizou nesta terça-feira (05) um canal exclusivo e gratuito para denunciar casos de maus-tratos contra animais. A função já está disponível e pode ser acessada através do App Cajamar (Aplicativo da Prefeitura de Cajamar).

A função, desenvolvida pela Secretaria de Modernização e Comunicação e coordenada pelo Departamento de Bem Estar Animal, receberá as informações pelo aplicativo com a descrição, localização e até fotos da ocorrência. Para realizar a denúncia, é preciso se identificar, porém os dados permanecem sob sigilo total.

Com a denúncia realizada, um agente do departamento de Bem Estar Animal é direcionado até o local para verificar o caso. A partir daí, na possibilidade de configuração de maus-tratos, o responsável é notificado a tomar providências, para que uma nova verificação técnica seja feita posteriormente. Em situações comprovadas, os profissionais acionam as autoridades policiais para que o responsável responda criminalmente por maus tratos.

O pedido de incluir essa função no aplicativo da Prefeitura foi feito pelo prefeito Danilo Joan, que para ele este é mais um importante instrumento para as pessoas denunciarem a prática de maus-tratos na cidade. “Infelizmente, os casos de maus-tratos contra animais ainda são corriqueiros. É indubitável que o número de agressores e vitimas tende a aumentar. Cabe a população em si, saber que a denúncia é eficaz para ajudar os animais, e que frequentemente eles sofrem em silêncio”, disse o prefeito.

O Secretário de Modernização e Comunicação, Kauãn Berto, explica como é fácil e prático baixar o aplicativo e realizar uma denúncia: “Qualquer cidadão que dispor de um smartphone pode realizar a denúncia. O usuário deve baixar o App pela loja virtual (Google Play ou Apple Store), se cadastrar e, ao presenciar alguma agressão animal, o denunciante deverá clicar no ícone de cor verde disponível no menu inicial do aplicativo, identificado por ‘Maus-Tratos Contra Animais’. Importante ressaltar que os dados permanecem sob sigilo total”, explica.

Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro Arantes, a nova ferramenta irá ajudar na fiscalização, além de agilizar o trabalho das equipes. “Cajamar já é um município onde a causa animal é ativa mais do que em outras cidades. Ter mais um meio para as denúncias serem registradas irá facilitar para a população e torna mais rápido a própria denúncia”, avaliou.

Para baixar:

O App Cajamar está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, tanto para o sistema iOS como para Android.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.cijun.appsol.cajamar

iOS: https://apps.apple.com/br/app/prefeitura-de-cajamar/id1497554782