Guarda de Cajamar faz balanço e divulga resultado positivo das operações de fim de ano

A redução dos fluxos e festas clandestinas se deve ao aumento nas ruas das equipes da GCM da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, do Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais e de agentes de Mobilidade Urbana e Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano. .
Publicada em 08/01/2021 às 08:34 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Agentes da Guarda Municipal de Cajamar no dia 31 de dezembro, se preparando para as operações nas ruas e bairros da cidade. Foto: SECOM

Com reforço do efetivo nas ruas e nas ações através do Programa Muito + Segurança, por meio da operação “Fim de Ano Seguro”, a Prefeitura de Cajamar reduziu as ocorrências de fluxos de festas clandestinas com aglomerações, além de apreensões de motociclistas que, contrariando o Código de Trânsito Brasileiro, insistiam em circular pela cidade com motos barulhentas ou sem placas de identificação. A operação deu início no período de 01 de dezembro de 2020 a 3 de janeiro de 2021 (último domingo).

Segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, durante o dia 24 e 25 de dezembro foram registrados dois casos de fluxo com baile funk, um no Parque São Roberto II, na Rua Itajobi e outro na Rua Socorro, no bairro Jardins, distrito do Polvilho. As aglomerações com som alto terminaram assim que o comando da Guarda Civil Municipal recebeu as denúncias, realizando a intervenção com agilidade e eficiência através dos agentes de segurança da Guarda Civil Municipal.

Durante os 34 dias de operações os guardas, juntamente com os agentes de trânsito, aplicaram 135 multas, na maioria infrações de trânsito. Foram abordadas 112 pessoas e vistoriados 88 veículos entre carros, motos e caminhões.

Denúncias

O trabalho de guardas civis municipais e agentes de fiscalização de posturas municipais continuará intensificado para que as regras da quarentena sejam cumpridas, garantindo mais saúde, segurança e tranquilidade aos munícipes.
A população pode denunciar aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social por meio dos canais oficiais: Através dos telefones 153 ou (11) 4447-4000 (Guarda Civil Municipal) ou Departamento de Fiscalização (11) 4446-6227

Apoio popular

O reforço nas ações contra os fluxos e aglomerações foi elogiado por munícipes consultados.

“A Prefeitura está de parabéns. O trabalho está sendo muito bem realizado, garantindo mais tranquilidade à população, além de reduzir a propagação da covid”, disse Liliane Soares, moradora do bairro Cimiga.

“É muito importante este esforço da Prefeitura para reduzir os fluxos e festas, principalmente as motocicletas barulhentas”, afirmou o morador Reinoudes Rodrigues Pereira.

Fiscalização Comercial

Em outra frente de atuação, os agentes de fiscalização realizaram no mês de dezembro 14 notificações em comércios da cidade, além de dois (2) auto de infração/multa e dois (2) estabelecimentos foram lacrados por descumprimentos de decretos estaduais e municipais que estabeleceram regras sanitárias e de saúde de combate à covid-19. As multas têm valor inicial de R$ 5.000.

Contra a Covid-19

Todas as ações de combate ao fluxo, fiscalização de trânsito e fiscalização do comércio foram intensificadas para garantir mais saúde, tranquilidade e segurança à população e têm contribuído para diminuir a propagação do coronavírus no município.

Os fluxos promovem aglomerações de jovens sem máscaras e sem os cuidados sanitários necessários, o que pode provocar o alastramento da doença.

Em geral, quando pegam o coronavírus os jovens não apresentam sintomas graves, mas eles podem colocar em risco os pais, avós e pessoas consideradas do grupo de risco.

Combate aos fluxos e aglomerações

De 01 de dezembro de 2020 a 3 de janeiro de 2021

Apreensão de motos irregulares: 48
Estabelecimentos comerciais notificados: 14