Prefeitura mostra grande queda na criminalidade em Cajamar

O novo sistema de segurança do município proporcionou uma diminuição expressiva no número de ocorrências, em comparação aos índices de 2018.
Publicada em 11/01/2021 às 19:00 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O Programa Muito + Segurança modernizou todo o sistema de monitoramento da cidade. Foto: SECOM.

Desde o início de 2020, o Programa Muito + Segurança intensificou as ações do combate à criminalidade, através da modernização do sistema de segurança e aquisição de novos equipamentos para reforçar as ações em todo o município, assim como a reforma e modernização de bases de operação.

Todos esses avanços apresentaram uma diminuição expressiva de ocorrências de criminalidade em Cajamar, em comparação aos índices de 2018. Os dados, fornecidos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, apresentam queda em relação aos índices de homicídios, estupros, roubos e furtos de veículos e ocorrências de roubos e furtos em geral.

O Programa Muito + Segurança modernizou todo o sistema de monitoramento da cidade, através da instalação de totens de vigilância nas principais entradas e saídas do município e ainda conta com mais de 100 câmeras de última geração, que possuem função giratória, com longo alcance, instaladas em pontos estratégicos da cidade. As imagens são acompanhadas 24 horas, em tempo real pela equipe da guarda municipal.

Para reforçar a eficácia, o município agora também está integrado ao Sistema Detecta do Governo do Estado de São Paulo. Um sistema de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública que unifica as informações do estado, realizando o controle através do uso de câmeras de vigilância com a tecnologia OCR, que tem a função de fazer a leitura da placa dos veículos, com objetivo de inibir atos ilícitos e identificações por onde os veículos circulam.

Em agosto foi inaugurado o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é localizado a central do Sistema de Videomonitoramento. Na inauguração, foram entregues novos equipamentos e armamentos de segurança para a equipe da GCM, incluindo 60 pistolas .40 TAURUS; 8 carabinas .40 TAURUS; 116 novos coletes; 10 mil munições .40; 18 equipamentos de choque completo (capacete, joelheira, cotoveleira, caneleira e o escudo) e 181 novos uniformes. Cada GCM recebeu 2 pares de kit com duas calças, duas camisetas, coturno, cinturões táticos e o colete.