Cajamar inicia a vacinação contra COVID-19

Neste primeiro momento serão vacinados os agentes de saúde que trabalham diariamente na linha de frente do combate ao coronavírus.
Publicada em 20/01/2021 às 20:52 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Campanha Vacina Cajamar contra a covid-19 teve início nesta quarta-feira (20). O feriado municipal em celebração ao padroeiro São Sebastião também ficará marcado por essa conquista tão importante e esperada pela população. A imunização teve início após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A princípio, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar recebeu 680 imunizações. As primeiras doses serão destinadas para vacinar os agentes de saúde que trabalham diariamente na linha de frente do combate ao coronavírus, em razão do alto índice de exposição dos profissionais ao vírus.

O primeiro cajamarense vacinado contra o coronavírus foi o enfermeiro Marcos Bigardi, 50 anos, que trabalha há 23 anos como servidor público e há 10 anos se dedica à área da Saúde em Cajamar, atualmente como gerente da UBS Jordanésia. Em junho de 2020, Marcos Bigardi contraiu o coronavírus e precisou ficar internado devido a gravidade da doença, chegando a ficar entubado por 10 dias.

Ainda não há previsão de quando o governo do estado de São Paulo enviará novos lotes. De acordo com o Programa Nacional de imunizações, a vacina será disponibilizada por fases. Com a chegada das novas doses serão vacinados os demais profissionais de Saúde, pessoas com mais de 75 anos e idosos acima de 60 anos, que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas), pertencentes à primeira fase.