Pacientes de coronavírus falam com familiares por meio de tablet

Agora os pacientes internados com Covid-19 terão disponível no hospital conexão wi-fi e tablets, para que possam ter contato com os familiares, devido a necessidade do isolamento
Publicada em 07/04/2021 às 16:05 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Paciente em contato com a família

Um ano após o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar reabriu o Centro Médico de Combate ao Coronavírus com o objetivo de ampliar os atendimentos e assegurar assistência médica aos pacientes confirmados com Covid-19.

Desta vez, para amenizar este período dramático durante os dias de internação, devido a necessidade de isolamento dos internados, a Prefeitura de Cajamar iniciou um projeto utilizando a tecnologia para promover a comunicação entre os pacientes e familiares, através do “Cajamar Conectada”,

A partir dessa semana, ficará disponível no Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conexão wi-fi e tablets, para que os pacientes internados possam ter contato com os familiares, e assim, receber um conforto maior neste momento tão delicado. Ainda que o estado clínico do paciente seja atualizado aos familiares por meio dos assistentes sociais, enfermeiros e médicos, nada substitui o contato com a família.

Para o prefeito Danilo Joan, essa ação traz um alento aos pacientes e familiares. “Sabemos que este período de isolamento é muito difícil e estamos procurando formas de humanizar o atendimento. O contato com a família, mesmo que através de uma tela, será uma motivação importante para que os pacientes passem por este período de recuperação sem traumas e com o conforto das pessoas que o amam”, destacou o prefeito.

De acordo com o diretor do Hospital Municipal, Dr. Eduardo Torres, as ligações serão feitas diariamente para os familiares dos pacientes internados. “Todos os dias, das 9h às 15h, a psicóloga do hospital entrará em contato por vídeo chamada com os familiares para que os pacientes possam conversar. A ligação é feita para o número que é informado na ficha de internação”, explicou.

CAJAMAR CONECTADA

O Projeto “Cajamar Conectada” tem como proposta oferecer internet gratuita para locais públicos como praças, parques, unidades de saúde e escolas. A princípio, em razão da pandemia do novo coronavírus, o projeto foi instalado para atender os munícipes que precisam do hospital.

Agora o Hospital Municipal conta com um serviço de internet mais eficiente para a realização das rotinas de comunicação e transmissão de dados referentes a prontuários, exames e demais informações, além de permitir que os usuários do hospital possam ter acesso à grande rede.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2021/04/07/pacientes-de-coronavirus-falam-com-familiares-por-meio-de-tablet/