Prefeitura multa empresa que contaminou lago com produtos químicos

A ação tem como objetivo impedir o descarte irregular de produtos, que afetou diretamente a lagoa localizada próximo ao bairro Colina Maria Luíza, em Cajamar
Publicada em 15/04/2021 às 12:21 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Cajamar, através da Secretaria de Meio Ambiente, aplicou uma multa na empresa Max Plus Company Tecnologia em Telhados Ltda, responsável pelo despejo irregular de produtos químicos (isolante térmico e impermeabilizante), nas dependências da empresa LP Administradora de Bens Ltda, afetando diretamente a lagoa localizada próximo ao bairro Colina Maria Luíza.

Após receber a denúncia, o departamento de Divisão de Fiscalização Ambiental, juntamente com a Guarda Civil Ambiental, compareceu no local e notificou a empresa para que seja realizado de maneira imediata a limpeza do sistema de drenagem de águas pluviais, para posteriormente, apresentar laudo referente à análise físico-química e microbiológica da água do lago afetado.

O valor da multa foi de 15 UFM, equivalente a R$ 4.934,55, ainda sendo obrigados a realizar a limpeza do sistema e reparação dos danos ambientais causados. Além disso, foi estabelecido que as empresas envolvidas apresentem uma análise laboratorial da água e também executem a limpeza completa do sistema de drenagem do local.

A Secretaria de Meio Ambiente irá realizar outras ações integradas com o apoio da Guarda Civil Ambiental com o intuito de efetuar novas inspeções para acompanhar a limpeza da tubulação, bem como a coleta de água do lago atingido para confirmar o resultado da análise laboratorial.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2021/04/15/prefeitura-multa-empresa-que-contaminou-lago-com-produtos-quimicos/