Prefeitura alerta sobre a importância de prevenção e controle contra a dengue

Os cuidados contra a proliferação do Aedes Aegypti devem ser contínuos. Além da Dengue, esse mosquito também é o transmissor da Chikungunya e Zika Vírus
Publicada em 21/06/2021 às 18:00 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Durante o período de pandemia da COVID-19, a população tem redobrado seus cuidados em relação à higiene das mãos, uso de álcool em gel e até mesmo aprenderam a conviver com o uso de máscaras de proteção facial para evitar o contágio pela doença. Porém, alguns se esquecem que há outras doenças ainda em circulação como as que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Diante disso, a Secretaria de Saúde de Cajamar, por meio da Divisão de Zoonoses, alerta que os principais focos de proliferação do mosquito ainda estão do portão para dentro, ou seja, nos quintais de suas residências. Uma ação útil é observar a própria casa, e assim, eliminar possíveis focos de criadouros de larvas do mosquito. Dentre as tarefas simples que podem ser feitas, está a de manter tampados tonéis, barris e caixas d´água.

Outras dicas são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas das pessoas.

Sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti:

Dengue – febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Chikungunya – febre alta, dores no corpo, dores intensas e inflamações nas articulações.

Zika – vermelhidão e coceira em todo o corpo, febre baixa, olhos vermelhos sem secreção, dores nas articulações.

Caso o munícipe apresente alguns desses sintomas, incluindo cansaço, vômitos, enjoos, deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Em caso de dúvidas, ligue para a Divisão de Zoonoses (11) 4447-5107