Programa Acolhe Cajamar recebe moradores em situação de rua durante o inverno

Neste período, as ofertas de acolhimento são reforçadas para as pessoas em situação de rua em razão das quedas de temperatura
Publicada em 24/06/2021 às 19:23 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Essa semana iniciou o inverno e a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, já está intensificando as ações para fazer novas abordagens e ofertas de acolhimento para pessoas em situação de rua, que são reforçadas especificamente neste período, em razão das quedas de temperatura.

Para ampliar a capacidade de atendimento durante este período de pandemia, foi instalado um alojamento provisório que faz parte do programa Acolhe Cajamar, localizado no Ginásio de Esportes, em Jordanésia. Os acolhimentos são realizados através do CREAS, órgão responsável pela realização de abordagens sociais e pelo acompanhamento, por meio de respaldo profissional, para os usuários do serviço, como assistente social, psicólogo, advogado e educadores sociais.

Além da equipe do CREAS, o Projeto conta com equipe específica formada por coordenador, assistente social, auxiliar administrativo, cuidadores, cozinheira e auxiliar de serviços gerais. O serviço funciona 24 horas por dia e será executado com o apoio da OSC Hácali, através de parceria celebrada a esse fim.

O objetivo é garantir acolhimento, higienização, alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite) e pernoite, além de realizar acompanhamento socioassistencial e atividades voltadas a reaproximação com a família e a ressocialização do usuário do Serviço, inclusive com sua inserção no mundo do trabalho.

Durante o período de acolhimento, o usuário do serviço receberá todo o aparato necessário da Prefeitura, contando com a parceria das demais áreas no que se refere a retirada de documentos pessoais, palestras, atividades socioeducativas, atendimentos de saúde, dentre outros.

A ideia é proporcionar não apenas um espaço de acolhimento, mas um ambiente com novas oportunidades para a mudança de vida da pessoa, de modo que saia das ruas e transforme sua realidade.