JULHO AMARELO: Mês de luta contra as hepatites virais

Ao longo do mês, as Unidades de Saúde disponibilizarão testes rápidos para os munícipes onde poderão pegar o resultado a partir de 15 minutos
Publicada em 01/07/2021 às 18:52 | Departamento de Comunicação e Imprensa

O mês de julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais e a Secretaria de Saúde de Cajamar irá intensificar as ações através da campanha “Julho Amarelo”, que tem como objetivo alertar os munícipes sobre os riscos da doença, orientando sobre as formas de prevenção, com o intuito de incentivar a população a se vacinar contra as hepatites A e B e a buscar o diagnóstico precoce e tratamento.

Durante o mês de julho, a Secretaria de Saúde orienta que os munícipes procurem uma Unidade de Saúde mais próxima da residência para fazer os testes rápidos e diagnosticar a doença. No último dia do mês (31/07), o CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento, em parceria com a Vigilância em Saúde e Epidemiológica, realizará no Drive-Thru no Boiódromo em Jordanésia, uma ação para que a população realize os testes rápidos, onde poderão pegar o resultado a partir de 15 minutos do teste realizado. A ação acontecerá das 09h às 15h.

Além disso, as UBS’s e PSF’s também estão realizando os testes, tanto de Hepatites como de HIV e Sífilis. Procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça também o teste rápido. Se cuide e cuide de quem você ama!

Formas de contágio:

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Pode ser transmitida pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.


Mais notícias sobre NotíciasSecretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2021/07/01/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo