Cajamar intensifica acolhimento à população em situação de rua

Nas noites de temperaturas mais baixas, a abordagem social está sendo reforçada, com o intuito de oferecer abrigo para todos. Muitos ainda recusam o convite para se abrigarem.
Publicada em 27/07/2021 às 21:57 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Com a queda de temperatura, principalmente no período noturno, a Prefeitura de Cajamar por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, intensificou essa semana o serviço de abordagem para pessoas em situação de rua no município.

As abordagens são feitas com o apoio da Guarda Civil Municipal. Durante os atendimentos, as equipes oferecem acolhimento e encaminham as pessoas para o alojamento do Programa Acolhe Cajamar, que foi adaptado no Ginásio de Esportes em Jordanésia, em parceria com a Casa de Passagem Hácali.

Os acolhimentos são realizados através do CREAS, órgão responsável pela realização de abordagens sociais e pelo acompanhamento, por meio de respaldo profissional, para os usuários do serviço, como assistente social, psicólogo, advogado e educadores sociais.

Além dos profissionais do CREAS, o projeto também conta com uma equipe específica formada por coordenador, assistente social, auxiliar administrativo, cuidadores, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.

Todas as pessoas que aceitam o acolhimento são encaminhadas primeiramente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde passam por uma triagem, seguindo os protocolos de Saúde necessários, incluindo o teste de COVID e tuberculose, para posteriormente serem encaminhados ao alojamento.

A iniciativa tem como objetivo garantir acolhimento, higienização, alimentação e pernoite, além de realizar acompanhamento socioassistencial, com atividades voltadas a ressocialização do usuário do serviço de um modo geral, inclusive com sua inserção no mercado de trabalho.