Prefeitura de Cajamar inicia campanha “Agosto Lilás” pelo fim da violência contra a mulher

Com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e profissionais do CREAS, CRAS e o apoio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil, a campanha traz encontros e panfletagem em defesa da mulher
Publicada em 06/08/2021 às 14:08 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Dando início à campanha Agosto Lilás, mês em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Casa de Acolhimento da Mulher, divulga agenda de ações que tem como principal objetivo reforçar a urgência no combate à violência contra a mulher por meio da informação e da reflexão sobre esse tema.

Com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e profissionais do CREAS, CRAS, Fundo Social, Secretaria de Saúde e o apoio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Cajamar, a campanha traz encontros e panfletagem.

Nos encontros, serão discutidos os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher, as causas, os estereótipos de gênero, as medidas protetivas, a Lei do feminicídio nº 1304/2015 e, principalmente, como deve agir quem deseja denunciar as situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio do número de telefone 180, gratuitamente, na Central de Atendimento à Mulher.

A programação em Cajamar será aberta no próximo sábado (7), primeiro com uma panfletagem na Feira Livre de Jordanésia com a presença de agentes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, a partir das 9h da manhã.

Ainda no sábado, haverá a realização de uma roda de conversa que contará com a participação de mulheres acolhidas pela Casa de Acolhimento da Mulher de Cajamar, que irão partilhar junto aos profissionais e convidados a experiência sobre a importância da denúncia contra abuso e violência. O encontro será na sede da Casa de Acolhimento da Mulher, na Rua Oswaldo de Lorenzi, nº 273, distrito de Jordanésia, a partir das 15 horas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Niedson Filho, destaca que a campanha tem como finalidade chamar a atenção da sociedade, para a violência contra a mulher e até mesmo o feminicídio. “A Campanha Agosto Lilás, além de reforçar a importância da vigência dos 15 anos da Lei Maria da Penha, é um momento onde serão realizadas diversas ações de reforço ao combate da violência contra a mulher”, afirma.

O prefeito Danilo Joan reforça que a Prefeitura vem trabalhando para melhorar cada vez mais as políticas públicas destinadas à mulher. “A melhor forma de combater a violência doméstica contra a mulher é investindo em educação. Precisamos de conscientização, de educação. A repressão, apenas, não resolve. Precisamos evitar que a violência aconteça. Precisamos acabar com essa conversa de que a mulher tem que ser comandada. Mulher não tem dono”, concluiu Joan.

Para a Presidente do Fundo Social Nadja Haddad, o objetivo principal é que a sociedade se una e os casos não fiquem impunes. “Toda a sociedade precisa se unir no combate à agressão contra a mulher. Precisamos doutrinar as novas gerações a não se embasar na conduta do patriarcado. Isso deve ser constante. Aqui, buscamos transformar essa mulher agredida em um ser sábio, corajoso, forte e consciente de seu valor. E impor aos agressores uma nova conduta e a penalidade adequada”.

Casa de Acolhimento da Mulher de Cajamar

A Casa de Acolhimento da Mulher de Cajamar é um espaço destinado ao acolhimento humanizado às mulheres, jovens e crianças em situação de violência, com o objetivo de proporcionar atendimento psicossocial e jurídico, além de encaminhamento para redes de serviços como Saúde, CRAS, CREAS, Delegacia de Polícia, dentre outros.

Localizada na Rua Oswaldo de Lorenzi, nº 273, distrito de Jordanésia, a Casa irá oferecer o acompanhamento em diversos serviços especializados para tratar de situações de violência, e contará com uma equipe de referência, da Secretaria de Desenvolvimento Social, formada por assistente social, psicóloga, advogada e oficineiras.

Além disso, o local conta com um espaço de fortalecimento e empoderamento da mulher, onde são disponibilizados cursos, oficinas, capacitações e atividades socioeducativas através de parceria com o Fundo Social de Solidariedade

Agosto Lilás – Roda de Conversa
Dia 7 de Agosto (Sábado)
Horário às 15 horas