Cajamar participa da Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral

A ação tem como intuito mobilizar a população, alertando sobre os riscos da Leishmaniose Visceral Humana e Leishmaniose Visceral Canina
Publicada em 12/08/2021 às 21:21 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Secretaria de Saúde de Cajamar está participando da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, que tem como objetivo alertar e auxiliar a população sobre os cuidados para prevenir a doença.

Durante esta semana, até o dia 14 de agosto, a equipe de Divisão de Zoonoses de Cajamar realizará a entrega de panfletos em locais públicos, em especial nas unidades de saúde do município, com orientações de prevenção.

A semana foi instituída pela Lei 12604, de 3 de abril de 2012, com o intuito de estimular ações educativas e preventivas, além de promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose, e ainda, apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizadas e desenvolvidas para alertar a população.

A conscientização é a principal arma no combate a leishmaniose que é causada por um protozoário, transmitido pelo mosquito palha que, ao picar um cachorro infectado e depois o humano, causa na vítima febre alta, fraqueza, emagrecimento e em casos mais graves pode levar ao óbito.

Os cães infectados podem apresentar fraqueza, sonolência, emagrecimento, feridas na pele – principalmente no focinho -, perda de pelos, crescimento anormal das unhas, dentre outros sintomas. O período de incubação da doença em seres humanos e nos cães é de 2 meses a 7 anos, portanto, os sintomas podem aparecer após esse período.

Como proteger os cães:

Evitar levar o cão para passear após o pôr do sol, horário de maior atividade do transmissor, além de locais úmidos, de mata ou parques; colocar telas de malha fina no canil (orifícios menor de 1 mm), manter o abrigo sempre limpo sem fezes ou resto de alimentos; a OMS indica o uso de coleira repelente à base de deltrametrina ou permetrina (4%); outros repelentes, na forma de talco, spray e gotas agem de forma similar, porém, eles possuem período de proteção menor.


Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2021/08/12/cajamar-participa-da-semana-de-prevencao-da-leishmaniose-visceral/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo