Cajamar é a primeira cidade da região menos vulnerável à Covid-19, segundo pesquisa Votorantim

Cidade conquista a primeira colocação entre as cidades da região no Índice de Vulnerabilidade Municipal segundo o Instituto Votorantim
Publicada em 14/09/2021 às 13:03 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Frente à pandemia de Covid-19 que o país vive, o município de Cajamar apresenta desempenho seguro com ações positivas em relação ao enfrentamento do vírus. O fato é comprovado pelo Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim e divulgado recentemente pela entidade, mapeando o cenário da pandemia no Brasil.

Segundo o estudo, o município é a primeira colocada entre as cidades que compõe os consórcios intermunicipais das cidades da zona Oeste e Norte da Região Metropolitana de São Paulo menos vulneráveis à Covid-19. Outras duas cidades que se destacaram na pesquisa são da região oeste: Barueri e Santana de Parnaíba, também estão entre as menos vulneráveis. Segundo o estudo, cada indicador tem peso que varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade. O município de Cajamar obteve o índice de 41,94 entre os 645 municípios do Estado. Barueri é a segunda cidade da região com índice de 47,06 e Santana de Parnaíba vêm na terceira colocação com índice de 47,89.

Para compor o ranking, o instituto levou em consideração dados sobre o novo coronavírus nas cidades, como casos confirmados e óbitos, e analisou a população vulnerável, economia local, estrutura e organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração municipal. O levantamento utilizou ainda dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).

Para o Prefeito Danilo Joan, a pesquisa demonstra que o município tem atuado no caminho certo para o combate ao Coronavírus, reforçando o caráter positivo das medidas adotadas e dos investimentos realizados.

“Desde que tivemos os primeiros casos no país, nossa cidade se manteve atenta, acompanhando a situação e planejando as ações. Exemplo disso é que, ao observar o crescimento, nos antecipamos, tomando medidas importantes como a construção do Hospital de Campanha (Centro Médico de Combate ao Coronavírus), o primeiro a ser entregue na Região Metropolitana. Também tivemos a ampliação dos leitos hospitalares, com maior capacidade na enfermaria e na UTI para tratamento da Covid que, felizmente, apresentam baixa ocupação. Também investimos na contratação de profissionais da saúde, além de investirmos na compra de insumos e equipamentos de proteção (EPIs)”, destaca.

“Temos feito tudo o que é possível para organizar nosso serviço de saúde e ampliar as medidas de proteção da população. Como sempre falo, nossa missão é cuidar das pessoas e sabemos que é um momento difícil enfrentado por todo o país, mas este índice positivo nos traz um fôlego e esperança de que estamos atuando no rumo certo, com preparo para minimizar, ao máximo, o avanço da contaminação em nossa cidade”, completa o prefeito.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2021/09/14/cajamar-e-a-primeira-cidade-da-regiao-menos-vulneravel-a-covid-19-segundo-pesquisa-votorantim/