Acolhe Cajamar realizou 107 acolhimentos durante o inverno

Serviço foi realizado durante o período do inverno, disponibilizando estrutura e profissionais para acolhimento de pessoas em situação de rua
Publicada em 09/11/2021 às 15:49 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, contabilizou, durante o período do inverno, 107 acolhimentos provisórios para pessoas em situação de rua, através do Acolhe Cajamar.

Instalado no Ginásio de Jordanésia, o Acolhe Cajamar realizou abordagens sociais e acompanhamento integral aos acolhidos, funcionando 24 horas por dia, através de trabalho conjunto entre o CREAS e a OSC HÁCALI, tendo por finalidade ampliar a capacidade de atendimento durante este período.

O Serviço contou com profissionais especializados, composto por coordenador, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, cuidadores, auxiliar administrativo, advogado, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.

O objetivo foi garantir acolhimento, higienização, alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite) e pernoite, além de realizar acompanhamento socioassistencial e atividades voltadas a reaproximação com a família e a ressocialização do usuário do Serviço, inclusive com sua inserção no mundo do trabalho.

Neste período de acolhimento, os usuários receberam todo o aparato necessário da Prefeitura de Cajamar, contando com a parceria das demais áreas no que se refere a retirada de documentos pessoais, palestras, atividades socioeducativas, atendimentos de saúde, dentre outros.

A ideia foi proporcionar não apenas um espaço de acolhimento, mas um ambiente com novas oportunidades para a mudança de vida da pessoa, possibilitando a saída das ruas e a transformação de sua realidade.

Importante frisar que o Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação continua em funcionamento na Casa de Passagem Hácali, localizada no Ponunduva, com estrutura e profissionais especializados, através de Termo de Colaboração celebrado com o Município.

RESULTADOS DO ACOLHE CAJAMAR

Total de acolhidos entre 21/06/2021 a 08/10/2021: 107 usuários

PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS:

08 pessoas reinseridas na família;
02 pessoas reinseridas em residência própria;

07 pessoas alugaram casa;
51 pessoas receberam atendimento médico;
12 pessoas foram atendidas pelo CAPS;
02 pessoas foram atendidas pelo CAISM;
27 pessoas foram atendidas pelo PSF;
04 pessoas foram atendidas pelo CTA;
31 pessoas receberam a vacina contra o Coronavírus (COVID-19);
16 pessoas encaminhadas para a Casa de Passagem HÁCALI;
01 pessoa encaminhada para a ILPI Casa Louisa;
09 pessoas encaminhadas para entidades de apoio/terapêuticas;
13 pessoas iniciaram emprego informal;
06 pessoas iniciaram emprego formal;
12 pessoas regularizaram documentação.

Obs.: Os números de encaminhamentos/atendimentos não correspondem necessariamente ao número total de acolhidos, considerando que uma pessoa pode ter recebido mais de um tipo de encaminhamento/atendimento.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2021/11/09/acolhe-cajamar-realizou-107-acolhimentos-durante-o-inverno/