Cajamar realiza a 1ª Conferência Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O encontro reuniu os profissionais da Educação do município, que apresentaram os principais avanços para aprimorar o sistema educacional e os projetos futuros que incluirão qualificação profissional
Publicada em 15/12/2021 às 16:10 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Na última sexta-feira (10), A Secretaria de Educação realizou a primeira Conferência Municipal de Educação de Jovens e Adultos em Cajamar, encerrando o ano pedagógico e letivo de 2021. O tema abordado foi “Educação como Direitos Humanos para todos ao Longo da Vida”.

O evento aconteceu na Câmara Municipal dos Vereadores e contou com a presença do Secretário de Educação Prof. Dr. Régis Souza, da secretária adjunta Jaqueline Ferreira, do Secretário de Desenvolvimento Econômico Prof. Mário Jorge Junqueira, do professor Pesquisador do Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade de Campinas José Renato Polli, da Professora Hislan Rodrigues representando a Gestão pedagógica da SME Cajamar, entre outros professores de gestores das escolas que disponibilizam o curso EJA no município.

Essa conferência tem como intuito consolidar a Educação de Jovens e Adultos em Cajamar, representando um grande passo para abrir novos caminhos aos munícipes que optam por retomar os estudos, seguindo os padrões de qualidade do Colégio do Futuro. “Foram dois anos em formação continuada de gestores e professores, além de deliberação de decretos legais, que permitiram a estabilidade dos docentes formados para atuar EJA e vamos seguir nos aprimorando cada dia mais”, ressaltou o Secretário de Educação Prof. Dr. Régis Souza.

Durante o evento, aconteceram algumas apresentações dos educandos do EJA das três escolas do município que atendem esses cursos, a EMEB Antônio Pinto de Campos, EMEB Dra Mara Aparecida Alves Da Silva Gomes e EMEB Fernando Pupo Massagardi. “Agradecemos aos alunos que lutaram e continuaram lutando por seus sonhos, e encontraram na EJA muito mais que escola, mas sim parcerias, amizades, apoiadores e acima de tudo aprendem pouco a pouco a ler, escrever para revelar, compreender e dominar o mundo com a força de suas diferentes identidades”, declarou o secretário.

Para os próximos anos a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está preparando um novo formato para a Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Cajamar, com formação continuada voltada aos estudos acadêmicos do currículo. O acordo prevê esforços bilaterais para atender os alunos da EJA nos cursos de empreendedorismo e qualificação profissional, através do trabalho em conjunto com o PAT e o SEBRAE.