Resíduos descartados em córregos agravam enchentes e alagamentos

A equipe de serviços públicos do município vem atuando na remoção de lixos existentes nos córregos, especialmente resíduos inservíveis, pneus e móveis
Publicada em 20/01/2022 às 11:09 | Departamento de Comunicação e Imprensa

As chuvas intensas, tão comuns na época do verão, têm atingido toda a região metropolitana com intensidade desde o final do ano passado. Naturais e necessárias, as chuvas nesta época contribuem para a cheia dos reservatórios de abastecimento hídrico e são importantes para todo o ecossistema, mas as tempestades também trazem um lado ruim, as enchentes, principalmente a áreas e cidades adensadas, e que são agravadas severamente pelo descarte ilegal de resíduos, especialmente em vias públicas e dentro de rios e córregos.

Desde a intensa chuva que atingiu a cidade durante o mês de dezembro, equipes da Defesa Civil em parceria com agentes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Cajamar vem atuando na remoção de lixos existentes nos córregos, especialmente resíduos inservíveis, pneus e móveis.

O entulho oriundo dos restos de construção é outro tipo de resíduo que é comumente disposto ilegalmente nas margens de córregos ou terrenos baldios e que também acabam carregados pela força das águas nos dias de fortes precipitações. O descarte deste entulho é de responsabilidade do morador que deve contratar o serviço de remoção por caçamba.

Cata Treco

O serviço de limpeza urbana “Cata Treco” segue acontecendo em diversos bairros da cidade. O programa é responsável por coletar móveis antigos, colchões, eletrodomésticos queimados, brinquedos quebrados, entre outros objetos que não são mais utilizados nas residências.

O programa ajuda a manter a limpeza da cidade e manutenção das ruas e avenidas. Os moradores devem descartar os materiais 1 (um) dia antes da chegada do caminhão.

Vale ressaltar, que “treco” não é entulho ou restos de construção, para esse tipo de material é necessária a contratação de caçambas especializadas no descarte destes materiais, assim como não se pode misturar o lixo doméstico com o item que será coletado.

Conscientização

Preservação, é um dever de todos, além da própria coleta porta a porta, as lixeiras também desempenham papel fundamental para evitar o acúmulo de resíduos nas ruas, praças e parques.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos alerta ainda para a importância de realizar a disposição do lixo em horários próximos ao que o caminhão de coleta passa nos bairros, com o objetivo de evitar que os sacos de lixo possam ser levados indevidamente pelas águas. A cidade é dividida em setores e a coleta porta a porta é realizada em dias diferenciados


Mais notícias sobre Defesa CivilInfraestruturaServiços Públicos
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2022/01/20/residuos-descartados-em-corregos-agravam-enchentes-e-alagamentos/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo