Cajamar mantém atenção para período de chuvas

Ações para gerenciar riscos de alagamentos tem foco nos pontos mais críticos; medida vigora desde dezembro
Publicada em 07/02/2022 às 14:14 | Departamento de Comunicação e Imprensa

No período de chuvas intensas, Cajamar vem realizando ações para inibir a formação de enchentes e reduzir os impactos. Durante o mês de dezembro, o prefeito Danilo Joan, secretários, e a Defesa Civil abordaram e planejaram um plano preventivo de combate ás enchentes na cidade.

O conjunto de medidas estabelece os procedimentos que devem ser realizados diante de cada situação e as responsabilidades de cada setor envolvido para diminuir os danos causados pelas chuvas. O plano é coordenado pela Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, e está em vigor desde 1 de dezembro de 2021.

A Prefeitura de Cajamar realiza todos os anos o trabalho de desassoreamento e dragagem dos rios e córregos que cortam a cidade. Com o uso de máquinas especiais, os trabalhadores retiram todo o tipo de lixo e detritos do fundo dos canais, aumentando a vazão dos rios.

O assoreamento é resultado do acúmulo de lixo, entulho e até mesmo terra e areia no fundo dos rios, que passam a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em época de grande quantidade de chuva.
No bairro do Gato Preto, por exemplo, esta sendo executado a construção de um piscinão de capacidade aproximada de 5000 mil metros cúbicos, o equivalente a cinco milhões de litros, de acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Raul Lopes.

A orientação que os técnicos da Prefeitura passam à população que reside em áreas consideradas críticas é tomar algumas medidas importantes a fim de evitar acidentes e tragédias:

• Procurar a Prefeitura antes de realizar qualquer tipo de construção;
  • Não construir em áreas com declividade superior a 30%;
  • Não lançar águas servidas (de uso doméstico) na encosta e sim em fossa séptica;
  • Não desmatar a área;
  • Direcionar as águas pluviais de forma correta;
  • Não jogar lixo e entulho;
  • Não plantar bananeiras.

Além disso, quando a situação de risco de escorregamento é iminente, a recomendação é a desocupação imediata do imóvel.