Programa Casa Legal entrega títulos de propriedade na Vila Nova

Com a entrega dos títulos, as famílias passam a ser oficialmente proprietárias de suas moradias, antes irregulares
Publicada em 23/02/2022 às 19:09 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, entregou no último sábado (19), 300 títulos de propriedade aos moradores do bairro Vila Nova, através do programa municipal de regularização fundiária Casa Legal. A cerimônia de entrega aconteceu na Praça Ver. Manoel da Silva Esparrinha (Néle), e contou com a presença do prefeito Danilo Joan, vereadores e secretários municipais.

Vila Nova é um dos bairros mais antigos de Cajamar-Centro. Com a entrega dos títulos, as famílias residentes no bairro passam a ser oficialmente proprietárias de suas moradias, que até então, eram consideradas irregulares. “A regularização fundiária é uma segurança para os moradores e a consagração para muitas famílias de bairros consolidados há anos, que ajudaram a fundar a cidade e que até hoje viviam nessa insegurança por não ter a documentação de suas casas”, ressaltou o prefeito durante a entrega.

Desde 2019, a administração municipal está realizando um trabalho intenso para documentar as residências dos bairros que ainda não possuem regularização em Cajamar, fazendo a entrega dos títulos de propriedade. Até o momento, o Programa Casa Legal alcançou a marca de 4.717 escrituras entregues em Cajamar, se tornando o maior programa de regularização fundiária de toda a região.

Dentre os bairros já atendidos deste o início do programa, estão o Jd. Primavera, Cimiga I, Vila Nova, Vila Progresso, Pq. Residencial Cajamar, Olaria, Vila Mariotti, Pq. São Roberto II, Jd. Maria Luiza, Vila das Américas e DER Jordanésia. O cronograma segue em andamento para atender outros bairros até 2024, dentre os bairros programados estão a Vila União, São Benedito, Pq. Panorama I e II, Vila Vitória, DER Gato Preto, Vila Abrão, Santa Terezinha, Jd. Mariana, Jd. Santa Clara, Village Danúbio e Jd. Adelaide, totalizando 5.533 novas famílias beneficiadas.

As equipes da prefeitura seguem executando o trabalho de vistoria, diagnóstico, medição e cadastro social dos loteamentos, dividindo por etapas, para que sejam feitas as regularizações. A previsão é que até o final de 2024 mais de 10 mil famílias sejam contempladas com a entrega dos títulos de propriedade.