Cajamar intensifica ações de prevenção e controle contra a dengue

Os cuidados contra a proliferação do Aedes Aegypti devem ser contínuos. Além da Dengue, esse mosquito também é o transmissor da Chikungunya e Zika Vírus
Publicada em 10/05/2022 às 11:12 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Apesar do inverno estar se aproximando, os agentes da Divisão de Zoonoses identificaram alguns pontos do município com possíveis focos de mosquito Aedes aegypti e seguem visitando as residências com objetivo de orientar os moradores para as medidas de prevenção que devem ser tomadas para acabar com esses focos de doença.

O mosquito Aedes aegypti é o responsável em provocar doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A Secretaria de Saúde de Cajamar alerta que os principais focos de proliferação do mosquito ainda estão do portão para dentro, ou seja, nos quintais das residências. Uma ação útil é observar a própria casa, e assim, eliminar possíveis criadouros de larvas do mosquito. Dentre as tarefas simples que podem ser feitas, está a de manter tampados tonéis, barris e caixas d´água.

Outras dicas são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas das pessoas.

Sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti:

Dengue – febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Chikungunya – febre alta, dores no corpo, dores intensas e inflamações nas articulações.

Zika – vermelhidão e coceira em todo o corpo, febre baixa, olhos vermelhos sem secreção, dores nas articulações.

Caso o munícipe apresente alguns desses sintomas, incluindo cansaço, vômitos, enjoos, deverá procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Em caso de dúvidas, ligue para a Divisão de Zoonoses (11) 4446-0118


Mais notícias sobre Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2022/05/10/cajamar-intensifica-acoes-de-prevencao-e-controle-contra-a-dengue/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo Whatsapp