Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de crianças e adolescentes

Uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia. DISQUE 100. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Não deixe o abuso passar em branco!
Publicada em 18/05/2022 às 20:22 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura de Cajamar, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, manifesta adesão à campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes – Maio Laranja.

Instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000, o dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, menina que aos 08 anos de idade foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio na Cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo.

FORMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL:

ABUSO SEXUAL: é qualquer relação libidinosa ou sexual de um adulto ou adolescente mais velho com uma criança ou adolescente. Quando a vítima é menor de 14 anos, considera-se violência sexual presumida, já que abaixo dessa idade a lei entende que ela ainda não pode consentir com a relação.

O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele.

EXPLORAÇÃO SEXUAL: é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas: prostituição; pornografia; redes de tráfico; e, turismo com motivação sexual.

Nesses casos estão cometendo o crime tanto quem paga pelos serviços ou materiais, quanto o intermediador, que intermedia a criança ou o adolescente explorado a seu explorador.

COMO DENUNCIAR:

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é acionado por meio de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes e atua em ações de prevenção à violência sexual.

Em Cajamar, o Conselho Tutelar está localizado no seguinte endereço:

Rua Etelvino Inocêncio da Silva, nº. 56 – Distrito de Jordanésia
Telefones para contato: (11) 4446-0033

DISQUE 100

Denúncias anônimas podem ser feitas pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.

SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Município de Cajamar, desenvolve serviços, programas, projetos e benefícios que atuam na prevenção das vulnerabilidades e riscos sociais das famílias e na atenção especializada às famílias e indivíduos em situação de violação de direitos.

O acesso ao conjunto dessas provisões públicas ocorre por meio dos equipamentos e unidades socioassistenciais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) vêm com proposta anual da campanha de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar de rodas de conversa na luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Endereços e telefones das unidades:

Secretaria de Desenvolvimento Social
Av. Antonieta Pasquarelli Penteado, nº. 245 – Distrito de Jordanésia
Telefones para contato: (11) 4408-0299 / (11) 4447-2370

CRAS da PEC
Rua Constantino Francisco de Almeida, nº. 367 – Paraíso – Distrito do Polvilho
Telefones para contato: (11) 4448-1881

CRAS do Polvilho
Rua Flademir Roberto Lopes, nº. 114 – Distrito do Polvilho
Telefones para contato: (11) 4448-2001 / (11) 4448-1609

CRAS de Jordanésia
Rua Rubens Barbosa, nº. 131 – Distrito de Jordanésia
Telefones para contato: (11) 4446-0000 – Ramal – 7555

CRAS Centro
Rua Pedro Domingues, nº. 251 – Distrito Sede
Telefones para contato: (11) 4447-4113 / (11) 4447-1863

CREAS
Av. Antonieta Pasquarelli Penteado, nº. 187 – Distrito de Jordanésia
Telefones para contato: (11) 4408-7035 / (11) 4408-7023

CAMPANHA 2022 – MAIO LARANJA
Acesse os materiais preparados pela Prefeitura de Cajamar para informação e conscientização sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.


Mais notícias sobre Social
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2022/05/18/dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-de-criancas-e-adolescentes-2/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo