Junho Vermelho: Saúde realiza ações de incentivo a doação de sangue

O Dia do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho. A data foi criada com o intuito de sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas
Publicada em 06/06/2022 às 15:18 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gestão e Apoio à Atenção Primária, irá realizar ações voltadas ao ‘Junho Vermelho’ nas unidades de Saúde, com o intuito de incentivar e estimular a doação de sangue, durante este mês quem que se comemora o Dia Mundial do Doador de sangue.

A campanha de incentivo acontecerá em diversos bairros, com a realização de palestras sobre o tema, entrega de folhetos informativos, roda de conversa, orientações em sala de espera, além de ações com Aferição de Pressão Arterial e Dextro.

A iniciativa tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários. O Dia do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.

Confira a programação do mês de junho da Secretaria de Saúde:

UBS Jordanésia (ESF Jordanésia)
14/06 -08h: Entrega de panfletos informativos e orientações sobre o tema em sala de espera.

UBS Polvilho (ESF Panorama)
14/06 – 09h: Orientações em sala de espera (dia da realização de exames de ECG)

ESF Guaturinho
14/06 – 09h: Entrega de folhetos informativos e orientações em sala de espera

ESF Maria Luiza
15/06 – 09h30: Roda de conversa com tema: Perguntas frequentes sobre a doação de sangue

ESF Belo Planalto
16/06 – 09h: Orientações sobre o tema em sala de espera

ESF Cajamar Centro
20/06 – 08h às 11h: Aferição de Pressão Arterial e Dextro, entrega de panfletos e orientações sobre o tema na Praça Benedito Martins da Cruz no centro.
ESF Portal
22/06 – 09h às 12h: Orientações em sala de espera

ESF Manoel Inácio
23/06 – 09h às 12h: Orientações sobre tema em sala de espera
ESF Nadília
Todas as terças-feiras – 7h30: Orientações em sala de espera e elucidação de duvidas durante o período da coleta de sangue

Todas as quintas do mês (na coleta de sangue) e às sextas (na entrega do leite)
ESF Ponunduva
Todas as quintas do mês (na coleta de sangue) e às sextas (na entrega do leite)
7h: Orientações sobre tema em sala de espera

Se você ainda não vivenciou essa experiência, seja um doador. Doar sangue é um processo rápido, fácil e seguro, além de ser um ato nobre e solidário que ajuda a salvar muitas vidas.

Confira os pré-requisitos básicos para poder doar sangue:

▶️ Ter entre 18 e 65 anos;
▶️ Pesar mais de 50kg;
▶️ Para mulheres, não pode estar na gravidez ou amamentando;
▶️ No período de um ano, não pode ter colocado piercing ou feito tatuagem;
▶️ No período de 15 dias não pode ter tido febre ou gripe;
▶️ Não pode ser portador de epilepsia ou de diabetes em uso de insulina.

Procure um hemocentro mais próximo da sua casa e seja um doador!

Endereços de Hemocentros na região de Cajamar:

📍 Colsan – Hemocentro Regional de Jundiaí
R. XV de Novembro, 1848 – Vila Mun., Jundiaí – SP, 13201-305

📍 Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
3,7(31) · Centro de doação de sangue
Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran
Barueri – SP · (11) 4573-7800

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2022/06/06/junho-vermelho-saude-realiza-acoes-de-incentivo-a-doacao-de-sangue/