Prefeitura de Cajamar esclarece e orienta sobre poda de árvores no município

Confira a descrição completa no Manual de Poda, através do link: https://bit.ly/3GVcJhE
Publicada em 24/06/2022 às 16:25 | Departamento de Comunicação e Imprensa

No mês de junho foi comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente. Com o intuito de reforçar as ações sobre o tema, a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, divulga para a população o Manual de Poda do município, que tem a finalidade de orientar as ações sobre podas de indivíduos arbóreos, seja em áreas públicas ou terrenos particulares.

A poda é necessária para conciliar a estrutura da vegetação arbórea com as edificações ou equipamentos urbanos, procurando preservar, ao máximo, a arquitetura original do indivíduo arbóreo.

A arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição do ar e sonora, valorizam os imóveis, fornecem sombra e também abrigo e alimento para os animais silvestres, além de outros.

Em áreas particulares a responsabilidade pela poda é do proprietário e não necessita de autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contudo, deve seguir à risca as recomendações constantes do “Manual de Poda”, lembrando que é terminantemente proibida a poda drástica das árvores.

É importante ressaltar a diferença entre supressão e poda: Supressão – corte total, eliminação do indivíduo arbóreo; Poda – Corte ou apara de ramos ou galhos de árvores (Máximo de 1/3 da copa do indivíduo arbóreo).

Como posso solicitar o serviço de poda em área pública? 🌳

A solicitação pode ser feita através do App Cajamar, acessando a opção ‘Solicitações de Serviço’, em seguida terá a aba ‘Solicitar poda de árvore’. Preencha a notificação com a descrição do endereço, anexando fotos do local, se possível, para que o pedido seja analisado e encaminhado para o departamento responsável solucionar o caso.

Para mais informações, confira a descrição completa no Manual de Poda, através do link: https://bit.ly/3GVcJhE


Mais notícias sobre Meio Ambiente
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2022/06/24/prefeitura-de-cajamar-esclarece-e-orienta-sobre-poda-de-arvores-no-municipio/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo