Programa Acolhe Cajamar inicia a 3ª edição das abordagens durante o período de inverno

Durante as abordagens, as equipes de assistência social oferecem acolhimento, higienização, alimentação e pernoite para as pessoas que estão nas ruas do município
Publicada em 27/06/2022 às 21:19 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Já estamos no período de inverno e a Prefeitura de Cajamar retomou as ações de abordagens, principalmente no período noturno, para auxiliar as pessoas em situação de rua e oferecer abrigo no Programa Acolhe Cajamar, que foi adaptado no Ginásio de Esportes em Jordanésia.

Durante o acolhimento, as equipes de assistência social oferecem acolhimento, higienização, alimentação e pernoite para as pessoas que estão nas ruas do município. Além do abrigo, o programa realiza o acompanhamento socioassistencial, com atividades voltadas a ressocialização, inclusive com sua inserção no mercado de trabalho, proporcionando não apenas um espaço de acolhimento, mas um ambiente com novas oportunidades para a mudança de vida da pessoa, possibilitando a saída das ruas e a transformação de sua realidade.

O Programa Acolhe Cajamar foi lançado em 2020 e, nos dois primeiros anos, acolheu cerca de 250 pessoas que estavam em situação de rua, deste total, mais de 100 pessoas foram reinseridas na sociedade, seja se reaproximando da família ou conquistando um novo emprego. As ações são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e conta com o apoio das seguintes áreas: Saúde, Segurança (Guarda Municipal e Defesa Civil), Fundo Social de Solidariedade, Esportes e Desenvolvimento Econômico.

A equipe de acolhimento é composta por coordenador, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, cuidadores, oficineiro, auxiliar administrativo, advogado, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.

O acesso ao acolhimento é realizado através da equipe do CREAS – Centro de Referência de Assistência Social, por meio de atendimento presencial (demanda espontânea) ou abordagem social (busca ativa). Neste período, os acolhidos irão receber todo o aparato da Prefeitura, contando com a retirada de documentos pessoais, palestras, atividades socioeducativas, atendimentos de saúde, dentre outros.

A execução do serviço no Ginásio será realizada pela OSC Hácali, através de Termo de Colaboração celebrado entre o Município e a Entidade, sob a gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A população poderá entrar em contato, para informar sobre pessoas em situação de rua, através do telefone 4408-7035.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2022/06/27/programa-acolhe-cajamar-intensifica-as-abordagens-durante-o-periodo-de-inverno/