Programa Ilumina Cajamar leva modernização ao sistema de iluminação da cidade

Iniciativa da Prefeitura trocará todo o parque de iluminação pública e vai implantar novos pontos de iluminação nas avenidas de Cajamar
Publicada em 29/06/2022 às 08:25 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Cajamar avança com o Programa Ilumina Cajamar e nas últimas semanas substituiu lâmpadas de sete ruas e avenidas. As avenidas Antonio Candido Machado, Bento da Silva Bueno, Rua Julio Galeotti, Rua Charqueada, Rua Gilberto de Carvalho, Rua Florida Paulista e Rua Zoaldo Campos foram as vias públicas que receberam nova iluminação com lâmpadas de LED. A Avenida das Nascentes também recebeu nova iluminação na altura do km 43.

A troca de lâmpadas convencionais por iluminação em LED, que está sendo feito em vários logradouros públicos de Cajamar, além de modernizar o sistema de iluminação da cidade, apresenta as vantagens de possuírem maior claridade, e também maior durabilidade e economia, uma vez que as novas luminárias têm um tempo de vida útil maior e utilizam menos energia. A sustentabilidade desse tipo de tecnologia ainda é maior por não emitir vapor de gases como o mercúrio e o sódio.

O Programa Ilumina Cajamar irá trocar todo o parque de iluminação pública e vai implantar novos pontos de energia em vias que ainda não estavam iluminadas. “É importante lembrar que, além da economia e maior durabilidade, as luminárias de LED trazem mais qualidade de vida aos munícipes, proporcionando mais claridade e segurança para a população, uma vez que mais iluminadas as vias podem evitar acidentes entre pedestres e veículos”, explica Raul Lopes Cardoso, Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O programa também pode ser acionado pelo “App Cajamar”, aplicativo gratuito e disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. É possível obter o aplicativo no Google Play e na Apple Store, e com o recurso, os munícipes podem auxiliar as equipes de fiscalização na manutenção e indicar se algum local da cidade precisa de reparos na iluminação. Nesse caso, é só preencher um formulário com nome e detalhes do endereço em questão. O usuário será notificado posteriormente para acompanhar o trabalho em execução. As solicitações poderão ser feitas por meio do aplicativo ou pelo telefone o 0800 042 0653, gratuitamente.