Cajamar participa da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral

A campanha tem como intuito alertar a população com orientações para prevenir essa doença grave, que pode atingir as pessoas e os animais
Publicada em 08/08/2022 às 18:10 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Essa semana a Secretaria de Saúde de Cajamar está participando da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, que tem como objetivo alertar e auxiliar a população sobre os cuidados com a doença e as principais formas de prevenção.

A ação teve início nesta segunda-feira (08) e será executada até o dia 12 de agosto. Durante toda a semana, a equipe de Divisão de Zoonoses de Cajamar irá realizar a entrega de panfletos em locais públicos, em especial nas unidades de saúde do município, com orientações para prevenir essa doença grave, que pode atingir as pessoas e os animais.

O foco da campanha é alertar a população para que sejam mantidos limpos quintais e locais onde permanecem os animais domésticos. Com orientação é possível reduzir os riscos de transmissão da doença nos seres humanos e nos animais, além de melhorar a informação sobre diagnóstico precoce e tratamento adequado.

A conscientização é a principal arma no combate à leishmaniose, que é causada por um protozoário transmitido pelo mosquito palha, que, ao picar um cachorro infectado e depois o humano, causa na vítima febre alta, fraqueza, emagrecimento e em casos mais graves pode levar ao óbito.

Os cães infectados podem apresentar fraqueza, sonolência, emagrecimento, feridas na pele – principalmente no focinho -, perda de pelos, crescimento anormal das unhas, dentre outros sintomas. O período de incubação da doença em seres humanos e nos cães é de 2 meses a 7 anos. Entretanto, os sintomas podem aparecer após esse período.


Mais notícias sobre Saúde Animal
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2022/08/08/cajamar-participa-da-semana-estadual-de-prevencao-da-leishmaniose-visceral-2/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo