Prefeitura intensificará serviço de abordagem social para pessoas em situação de rua

Ações serão realizadas em razão da queda de temperatura prevista para os dias 18 a 20/08/2022 e contará com o apoio da Defesa Civil e da Guarda Municipal
Publicada em 18/08/2022 às 15:08 | Departamento de Comunicação e Imprensa
©️ Prefeitura de Cajamar

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, intensificará entre os dias 18 e 20/08/2022, as ações voltadas a abordagem social a pessoas em situação de rua. As ações contarão com apoio da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Cajamar.

Em razão do alerta meteorológico de queda de temperatura, a equipe técnica ofertará acolhimento no Programa Acolhe Cajamar, de modo a possibilitar proteção social as pessoas que se encontram em situação de rua.

O Programa Acolhe Cajamar foi lançado em 2020 e conta com equipe especializada e estrutura instalada no Ginásio de Jordanésia, possibilitando acolhimento, higienização, alimentação e pernoite para as pessoas que estão nas ruas do município.

Além do abrigo, o programa realiza o acompanhamento socioassistencial, com atividades voltadas a ressocialização, inclusive com sua inserção no mercado de trabalho, proporcionando não apenas um espaço de acolhimento, mas um ambiente com novas oportunidades para a mudança de vida da pessoa, possibilitando a saída das ruas e a transformação de sua realidade.

Durante a abordagem social, caso as pessoas manifestem recusa ao acolhimento, a Prefeitura ofertará alimentação e outros suportes como agasalhos e cobertores, arrecadados através da Campanha Inverno Solidário organizada pelo Fundo Social de Solidariedade.

A Defesa Civil ainda orienta a população que no frio extremo as pessoas precisam redobrar os cuidados, visto os riscos de hipotermia e de agravamento de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais vulneráveis e precisam manter-se agasalhados.

No período do inverno, o CREAS intensifica as abordagens diurnas e noturnas, de modo a garantir a população em situação de rua as provisões necessárias à sua segurança, incluindo a oferta de acolhimento.

TELEFONES PARA CONTATO:

CREAS: (11) 4408-7035 / (11) 4408-7023
DEFESA CIVIL: (11) 4446-0199
GUARDA MUNICIPAL: (11) 4446-0153 /153

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2022/08/18/prefeitura-intensificara-servico-de-abordagem-social-para-pessoas-em-situacao-de-rua/