Saúde promoveu palestra sobre prevenção ao suicídio

A iniciativa, faz parte das ações da Campanha Setembro Amarelo, que visa promover cuidados com a saúde mental e prevenir o suicídio.
Publicada em 09/09/2022 às 16:13 | Comunicação e Gestão de Eventos
©️ Prefeitura de Cajamar

Nesta sexta-feira (09), o Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar realizou uma palestra aberta ao público na Câmara Municipal de Cajamar, com o tema “Conscientização e Prevenção ao Suicídio”.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Joely Bento, e faz parte do cronograma de ações da Campanha Setembro Amarelo, que tem como intuito alertar a população sobre a importância de promover cuidados com a saúde mental, reduzir as taxas de suicídio e apresentar formas de prevenção.

Durante o evento, foi apresentado aos participantes dados a respeito do problema, a fim de identificar atitudes que caracterizam sinais para a busca de um tratamento. “Suicídio é o ápice do desespero, antes disso, sempre surgem outros sintomas como ansiedade, depressão, luto, por isso é importante um acompanhamento completo para identificar todos os fatores e acolher as pessoas antes de chegar ao nível extremo”, ressaltou a palestrante Joely Bento.

A campanha terá continuidade ao longo do mês, através de rodas de conversas e atividades em escolas e UBS, com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. “Nosso intuito é manter as ações após o fim da campanha, abrangendo a abordagem do tema para os outros meses também, visando ampliar essas ações em todo o município, para acolher a todos que estejam passando por essa situação”, afirmou a Secretária de Saúde, Drª Patricia Haddad.