Mesmo com fortes chuvas, Defesa Civil não registra alagamentos em Cajamar

Estabilidade ocorre graças ao trabalho intenso das obras de contenção de enchentes que a prefeitura municipal vem desenvolvendo
Publicada em 29/09/2022 às 09:22 | Comunicação e Gestão de Eventos

Apesar das fortes chuvas que aconteceram na região desde o início da semana, a Prefeitura de Cajamar não registrou nenhuma ocorrência de alagamentos pela cidade. Segundo informações da Defesa Civil Municipal, em um período de 24 horas foi registrada a média acumulada de 72,5mm de volume de chuva no município.

Nos últimos meses, mesmo quando ocorreu chuva com grandes volumes de água, não houve qualquer registro de problemas de alagamento nos bairros de Cajamar, até mesmo em regiões que costumeiramente eram consideradas áreas de risco, apresentando muitos problemas em períodos de enchentes.

Essa estabilidade em todos os bairros acontece graças ao trabalho intenso das obras de contenção de enchentes que a prefeitura vem desenvolvendo, que incluem a limpeza de rios e córregos, instalação de muros de contenção e construção de novas pontes em locais estratégicos, para manter o fluxo de água em pontos adequados, impedindo inundações.

Obras contra enchentes

A Prefeitura de Cajamar segue executando constantemente o serviço de limpeza de rios e córregos no município. A ação faz parte das obras de prevenção de enchentes, que tem como objetivo desobstruir a passagem de água para impedir alagamentos.

De acordo com as equipes que realizam essa manutenção, Cajamar conta com aproximadamente 25 km de extensão de rios e anualmente são realizados dois repasses para a limpeza de todo o trajeto. Além disso, foram identificados 54 pontos críticos de alagamentos no município. Deste total, 30 obras já foram concluídas, 11 estão em andamento e 13 estão na programação para serem executadas.