Saúde amplia cobertura de Atenção Primária no município

A nova equipe terá como sede a Unidade de Saúde localizada no Parque São Roberto, para atender moradores da região
Publicada em 30/09/2022 às 11:05 | Comunicação e Gestão de Eventos

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a cobertura de Atenção Primária e instituiu mais uma unidade de Estratégia de Saúde da Família no município. A nova equipe terá como sede a UBS Enfermeira Leontina Martins França (Parque São Roberto), para atender moradores da região.

A Estratégia de Saúde da Família tem como intuito estabelecer vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co-responsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade. O objetivo principal é ampliar as fronteiras de atuação, proporcionando um acompanhamento mais direto referente aos serviços de saúde para a população.

Além disso, tem como estratégia de trabalho: conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificar os principais problemas de saúde e situações de risco às quais a população que ela atende está exposta; e prestar assistência integral, organizando o fluxo de encaminhamento para os demais níveis de atendimento, quando se fizer necessário.

O novo serviço que está em fase de cadastramento da população e reconhecimento do território. Durante as próximas semanas, as Agentes Comunitárias de Saúde visitarão os moradores do bairro Parque São Roberto para realizar os cadastros individuais e familiares. Esses profissionais estarão devidamente uniformizados com colete azul e crachá de identificação profissional.

É muito importante que os moradores os recebam e forneçam as informações necessárias, quanto aos dados pessoais e informações de saúde, para que a equipe de saúde possa definir as melhores estratégias de cuidados a serem dispensados aos pacientes. Os documentos solicitados são: Cartão do SUS, RG, CPF, além de informações de saúde e meios para contato.

Receba bem a sua Agente Comunitária de Saúde, ela será uma importante parceira nos cuidados à sua saúde.