Atividades da campanha Outubro Rosa tiveram grande alcance na cidade

Durante o mês foram promovidas ações para compartilhar informações e incentivar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama
Publicada em 07/11/2022 às 12:14 | Comunicação e Gestão de Eventos
©️ Prefeitura de Cajamar

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com outras secretarias e unidades de saúde do município, promoveu diversas ações da Campanha Outubro Rosa. O objetivo das ações foi conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero, e também propiciar o diagnóstico precoce.

A campanha foi iniciada no dia 10 com uma palestra realizada na sala de cinema do Anhanguera Parque Shopping. Mais de 200 pessoas estiveram presentes no evento organizado pela Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade.

A abertura contou com a participação do Coral das mulheres do Núcleo do Idoso cantando sucessos da música popular brasileira. A Secretária de Saúde, Patrícia Haddad, abriu o painel de palestras agradecendo a presença de todos e apresentando todas as atividades da campanha.

Como a do último dia 29, quando a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de atenção especializada e atenção primária, realizou um mutirão de mamografia e ultrassonografia mamária e transvaginal. Esses exames fazem parte da triagem e prevenção dos cânceres de mama, útero e ovários.

Foram realizados cerca de 200 exames, e as pacientes com suspeita de câncer foram direcionadas aos serviços específicos. “A procura foi enorme, e as pacientes que não puderam realizar o exame no dia do mutirão, não devem se preocupar, porque elas podem procurar qualquer unidade de saúde próxima de suas residências para agendar e realizar os exames”, ressaltou Patrícia Haddad, Secretária Municipal de Saúde.

Outra atividade importante aconteceu na manhã do dia 22 de outubro. A Caminhada Outubro Rosa, que partiu da Praça da Igreja Católica, em Jordanésia, até o Parque Cajamar Feliz. Durante o trajeto, os participantes levaram faixas e cartazes com mensagens referentes à campanha.

A marcha prosseguiu ao som de um trio elétrico, e ao final do percurso foi realizado um aulão da dança. A mobilização foi organizada pela Secretaria de Saúde e de Esportes, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, e contou com o apoio dos alunos da Etec Gino Rezaghi.

E o projeto Fundo Social nos Bairros do mês foi realizado em duas edições com atividades focadas na campanha. Foram promovidas rodas de conversa com a equipe da Secretaria de Saúde para falar sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce. As participantes também tiveram a oportunidade de receber o encaminhamento para a realização de exames de mamografia.

O Fundo Social nos bairros também teve oficinas de artesanato como forma de despertar uma atividade extra para as mulheres, além de uma equipe do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que apresentou orientações sobre currículo, vagas de emprego e outras informações com foco na recolocação das mulheres no mercado de trabalho. Os eventos foram encerrados com Aulões de Ritmos comandados pelo Movimenta Cajamar.

“Considero muito positiva a participação das secretarias e da população nesta campanha tão importante. Podemos dizer que cumprimos nosso intuito de ampliar essa mensagem essencial para um número máximo de pessoas, a fim de incentivar os cuidados e a realização dos exames preventivos”, enfatizou o prefeito Danilo Joan.