Saúde alerta para risco de contaminação por leptospirose

Verão, estação das chuvas, das enchentes e também da leptospirose
Publicada em 09/01/2023 às 15:37 | Comunicação e Gestão de Eventos

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre casos de leptospirose e outros problemas de saúde pública, causados especialmente na população que teve contato com águas da chuva em situações de alagamentos, enxurradas e inundações.

De acordo com a Divisão de Zoonoses e Controle de Vetores de Cajamar, pessoas que tiveram contato com água de enxurradas devem ficar atentas a possíveis sintomas de leptospirose, além disso, em tempos de muitas chuvas, os rios e córregos da própria rede de esgoto transbordam e essa água de enchente invade a toca de ratos, contaminando água de residências.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais. É transmitida por água contaminada e pelo contato com a pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

A recomendação de atenção também é válida para profissionais de saúde, no atendimento aos pacientes. Confira os principais sintomas e procure uma Unidade de Saúde, caso necessário:

  • Febre de início súbito, dor de cabeça, mal-estar;
  • Náuseas, vômitos e dores musculares;
  • Dor em panturrilha, icterícia, hemorragias;
  • Urina escura;
  • Falta de apetite.

Para mais informações, entre em contato com a Zoonoses de Cajamar: (11) 4446-0118


Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2023/01/09/saude-alerta-para-risco-de-contaminacao-por-leptospirose/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo