Prefeitura anuncia 11 obras emergenciais de contenção de enchentes

As equipes da prefeitura já realizaram o levantamento dos locais atingidos pelas fortes chuvas e iniciaram as obras para impedir alagamentos
Publicada em 19/01/2023 às 18:57 | Comunicação e Gestão de Eventos

Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, anunciou o início de 11 obras emergências de contenção de enchentes. Os trabalhos serão executados nos bairros que apresentam áreas de risco e tiveram residências alagadas com as últimas chuvas

Para a realização das obras, as equipes da prefeitura efetuaram um levantamento e identificou os bairros mais afetados, são eles: Cajamar Centro, Água Fria, Cimiga, Acampamento Florim, Vila União, Olaria e Ponunduva. “Estamos há três anos trabalhando para acabar com os alagamentos em Cajamar e muitos pontos já foram solucionados, porém, desta vez foi um grande volume de água em pouco tempo e acabou invadindo algumas residências. Mas agora já fizemos um novo cronograma de obras e vamos atender todos os bairros prejudicados”, afirmou o prefeito Danilo Joan.

As intervenções incluem a expansão do tanque de retardo na Vila União, onde também será construído um muro de contenção e uma nova instalação de rede de drenagem para aumentar a capacidade de condução do fluxo de água na Rua Francisco Caetano de Moraes (antiga Rua Um). No bairro Olaria, terá início essa semana as obras de drenagem e contenção das ruas Coleirinhas e Colibris, em seguida, também será executada a ampliação da rede de drenagem no bairro Cimiga. No Acampamento Florim as equipes já iniciaram um estudo de macrodrenagem para estabelecer as obras e acabar com as enchentes no bairro.

Além das obras de prevenção, após as chuvas dos últimos dias, a administração municipal está executando um trabalho em conjunto entre a Defesa Civil e as Secretarias de Desenvolvimento Social; Mobilidade e Desenvolvimento Urbano; e Infraestrutura e Serviços públicos, prestando assistência e fazendo o cadastramento de todas as famílias afetadas.

O Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Raul Lopes, ressaltou que as obras já estão sendo executadas, priorizando as áreas de maior risco. “Nós identificamos os pontos mais urgentes da cidade que sofrem com alagamentos e já estamos intervindo para que os danos sejam minimizados o quanto antes”, afirmou o secretário.

Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2023/01/19/prefeitura-anuncia-11-obras-emergenciais-de-contencao-de-enchentes/